Viagens

A Noruega tem novos passaportes — e são incríveis

O projeto demorou seis anos a ficar pronto e tem como objetivo dificultar as falsificações.
Dá vontade de mudar de país

Já todos vimos centenas de fotografias a passar pelo nosso feed de Instagram onde passaportes se alinham com bilhetes de avião, malas e tudo o quanto indique viajar. São sempre fotografias bonitas e que nos deixam cheios de vontade de apanhar o primeiro avião e ir passar uns dias longe — tudo aquilo que agora não podemos.

Para acrescentar a essas fotos há um conjunto de novos passaportes que vai adorar e que, mesmo que não possamos ter, vale a pena descobrir. São os novos passaportes da Noruega, foram lançados esta semana e já conquistaram os nossos corações.

Por fora são bonitos, simples e elegantes, sem brasões a ocupar grande parte do centro do passaporte, como acontece geralmente, mas a magia toda está no interior. Inspiradas nas paisagens daquele país do norte da Europa, as páginas são todas diferentes e representam os fiordes e todas aquelas paisagens incríveis. Por outro lado, quando são colocadas sob luz UV as imagens mudam e passam a desenhar linhas coloridas em jeito de aurora boreal.

O trabalho foi feito pelo Neue Design Studio e demorou seis anos até estar concluído. Além do passaporte, também os cartões de cidadão foram renovados, tudo para aumentar a segurança e reduzir as possibilidades de falsificação destes documentos de identificação.

“Tivemos de olhar para a nossa base histórica e o que há na cultura norueguesa que cria um sentimento de pertença. Isso é algo que encontramos na natureza. É, e sempre foi, parte da nossa história. As paisagens que nos rodeiam dão-nos um sentido de pertença e orgulho e têm uma função simbólica para toda a nação. Imagens de paisagens podem facilmente tornar-se clichés, mas por serem largamente aceites e profundamente enraizadas na cultura norueguesa, também são muito fáceis de identificar”, explicou o designer responsável, Benjamin Stenmarck, ao “Lonely Planet”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT