É já a partir de 18 de abril, que a SkyUp Airlines vai ter uma nova ligação entre Lisboa e Chisinau, capital da Moldávia. A rota, que liga as duas cidades, terá voos regulares, ao longo do ano. Por enquanto, terá uma ligação semanal, às sextas-feiras, mas o objetivo da companhia aérea é aumentar a operação para três viagens semanais.
Esta decisão tem como propósito fortalecer a relação entre Portugal e a região do Leste Europeu, explica a empresa. No entanto, há outra razão: “ajudar os ucranianos que fugiram da guerra e que estão agora a regressar para visitar os familiares que ficaram por lá”, refere Viktor Puharskyy, diretor-geral da ASL Partners, que representa a companhia aérea em Portugal, aqui citado pela “Publituris“.
Puharskyy refere que os ucranianos que estão a regressar ao país, costumam fazê-lo através de voos para a Moldávia ou para a Polónia, de forma a conseguirem apanhar depois um transporte terrestre até ao destino. Além dos ucranianos, a empresa quer atrair também a comunidade moldava, residente em Portugal.
Os voos serão operados por aviões Boeing 737, primeiramente com a versão menor, o B737-700, para 149 passageiros. No verão, passará a ser o B737-800, com 189 lugares de capacidade.
A companhia aérea está ainda a desenvolver parcerias com operadores turísticos para lançar pacotes de viagem para Portugal, Moldávia e Ucrânia, uma estratégia que procura fortalecer o turismo entre as regiões. “A nossa missão é também apoiar o turismo e as trocas culturais entre Portugal e os países da Europa de Leste”, afirmou Puharskyy.
Os preços dos bilhetes de ida e volta começam nos 415€, de 18 a 25 de abril, e as reservas já estão disponíveis online.
A SkyUp Airlines operava entre Lisboa e a Ucrânia no pré-guerra, ou seja, antes de 2022, mas suspendeu as operações devido ao conflito daquele país com a Rússia.