Viagens

Nova Zelândia regista maior número de casos desde o início da pandemia

São menos de cem casos mas é o número mais elevado no país que conseguiu escapar imune à Covid-19 durante meses.
O país mantém-se alerta.

A Nova Zelândia registou esta terça-feira, 19 de outubro, o maior número de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, depois de a variante delta ter colocado o arquipélago em novos confinamentos. Este aumento levou o governo a abandonar a estratégia “zero covid”.

Segundo a agência Lusa, as autoridades anunciaram terem detetado 94 novos casos. Acima dos 89 contágios registados em abril do ano passado, aquando da primeira vaga da Covid-19.

Os casos não têm parado de aumentar desde que surgiu, em meados de agosto, a variante delta, mais contagiosa, no país. O surto começou em Auckland e obrigou a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, a abandonar a estratégia “zero covid” e a intensificar a campanha de vacinação. Esta segunda-feira, o Governo prolongou por mais duas semanas o confinamento decretado em meados de agosto na cidade mais populosa do país.

Na sexta-feira, a dirigente divulgou um plano para diminuir as restrições, assim que os objetivos da vacinação forem alcançados. Cerca de dois terços da população em idade de ser vacinada já está inoculada.

A NiT já lhe contou tudo sobre o caso da nação no Pacífico Sul e as medidas singulares seguidas pelo governo que revelaram enorme eficácia no início da pandemia, até à chegada da variante delta. As medidas restritas implementadas nas fronteiras e uma intensa política de rastreio, permitiram aos neozelandeses levar uma vida quase normal quando resto do mundo vivia em confinamento. 

Em agosto, um único caso de Covid-19, o primeiro desta variante em comunidade, levou a que o governo local decretasse um confinamento nacional durante alguns dias mas mesmo assim não se conseguiu impedir a propagação.

Jacinta Ardern reconheceu que a variante delta “mudou o jogo”, dado que a velocidade de transmissão não permite rastrear todos os casos de contacto, tornando-se impossível de eliminar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT