Viagens

O arranha-céus com 487 metros de altura que vai “mudar a paisagem” de Nova Iorque

O edifício vai ter janelas de vidro do chão ao teto e será construído como se fosse uma escada em direção ao céu.
Terá 62 andares.

Quando falamos de construções descomunais, Nova Iorque, nos Estados Unidos, continua a ser uma referência. Apesar de existirem dezenas de arranha-céus espalhados pelo mundo que impressionam pela altura — no Dubai, Xangai, Hong Kong ou Kuala Lumpur — a metrópole norte-americana destaca-se pela quantidade. Os edifícios são tantos e tão pesados que estão, literalmente, a afundar Nova Iorque — e há mais um que se vai juntar ao portfólio.

O escritório de arquitetura britânico Foster + Partners, liderado por Norman Foster, lançou no início de maio os projetos para uma nova torre de escritórios em Nova Iorque, que promete “mudar a paisagem urbana da cidade”. Com 167.225 metros quadrados, o novo arranha-céus localizado na 350 Park Avenue vai ter 62 andares e 487 metros de altura, tornando-se assim um marco arquitetónico na famosa avenida.

O projeto, desenvolvido por Ken Griffin, Vornado Realty Trust e Rudin vai funcionar com escritórios de primeira classe e uma praça pública no piso térreo. Além de espaços de trabalho modernos, o imponente edifício pretende ser um “ponto de encontro para a comunidade local e visitantes”.

O grande destaque da torre não será, contudo, o tamanho da torre — há tantas outras maiores na cidade. É, sim, a arquitetura. Com janelas de vidro do chão ao teto e terraços paisagísticos, o edifício será composto por volumes retangulares que aumenta de altura em toda a largura da torre, como se fosse uma escada que está a subir para o céu. Será completamente diferente de tudo o que existe atualmente no centro da cidade, um “arranha-céus icónico e distinto”, com terraços que oferecem áreas ao ar livre com vistas deslumbrantes da cidade.

Outro destaque é a praça pública que será construída sob o edifício. O espaço terá várias áreas verdes, bem como zonas para descansar e exposições de arte. O autarca de Nova Iorque, Eric Adams, já revelou que está entusiasmado com a nova torre. Além de gerar mais de seis mil empregos, vai “revitalizar Midtown Manhattan”, um dos principais centros de negócio do mundo.

O projeto vai iniciar o processo de revisão pública da cidade no início do próximo ano e a torre deverá ser concluída até 2032.

Carregue na galeria para ver as primeiras imagens do projeto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT