É um dos alojamentos mais peculiares do Airbnb e até quem tem sofre de herpetofobia teria coragem de lá passar uma noite. Confuso? Nós explicamos. O complexo habitacional El Nido de Questzalcoatl, nome que em tradução literal quer dizer qualquer coisa como “ninho da serpente de penas” é tão curioso que mesmo quem tem medo de répteis gostaria de o visitar.
Na civilização azteca, Questzalcoatl era o deus dos ventos e da chuva, e o criador do mundo e da humanidade. É a mistura de um pássaro com uma serpente, e a desginação (no idioma Nahuatl) é uma combinação das palavras quetzal (o pássaro com plumas) e coatl (serpente).
Aninhado entre colinas e florestas exuberantes, o alojamento com o nome desta divindade convida viajantes de todo o mundo para uma estadia completamente fora do normal.
A estrutura em forma de serpente encontra-se a norte da Cidade do México, em Naucalpan de Juárez, e foi construída pelo arquiteto mexicano Javier Senosian, que tem dedicado grande parte da sua vida profissional à arquitetura orgânica, um tipo de design em que os edifícios se misturam com a paisagem e o ambiente natural.
A ideia de criar a estrutura surgiu após visitar uma das cavernas existentes no local e identificar a forma da boca de uma serpente — e o resto é história. “Um dia, pensei que a boca da caverna lembrava a cabeça de uma cobra com mandíbulas abertas”, disse o arquiteto mexicano Javier Senosiain sobre o projeto. “Parecia uma cobra virtual a entrar e sair da terra. Decidimos então adicionar uma cauda e demos-lhe o nome Quetzalcoatl”.
Inspirada na natureza e com um impacto mínimo no meio ambiente, o arquiteto projetou uma excêntrica casa, quase escultural. Ao projetar o complexo, a intenção de Senosiain era criar um espaço que fugisse à arquitetura tradicional da Cidade do México e, ao mesmo tempo, que prestasse homenagem ao meio ambiente. A estrutura foi construída para aproveitar as cavernas e curvas naturais do terreno e ficou concluída em 2006, seis anos após o início da construção.
A enorme serpente é feita sobretudo de ferro e cimento, e o corpo emerge do subsolo, criando uma sequência de estruturas que abrigam dez apartamentos. A propriedade, que joga infinitamente com luz e sombra, foi imaginada para ser uma única residência, mas, ao longo dos anos, vários espaços do edifício foram transformados em apartamentos individuais — um deles chegou ao Airbnb em 2022.
O apartamento é um “refúgio físico e espiritual, um oásis numa das maiores e mais populares cidades do mundo”, lê-se no anúncio. Os interiores são minimalistas para criar um contraste com o exterior colorido, com uma combinação de tons de verde, azul, roxo e laranja, transportando os visitantes para um ambiente quase psicadélico.
O alojamento pode acomodar até oito pessoas em cinco quartos e cada unidade dentro do corpo da serpente tem quatro casas de banho, uma sala de estar e de jantar, cozinha totalmente equipada e lavandaria. Os apartamentos são conectados por vários corredores multicoloridos que parecem túneis.
O complexo está situado num ecossistema natural cheio de árvores, vales e fauna selvagem e o Quetzalcoatl foi desenhado para ter um impacto mínimo no ambiente, tanto que os extensos jardins e parques são regados apenas com água da chuva reaproveitada. Há também uma horta no local para os residentes que lá vivem possam cultivar e colher os seus próprios produtos.
Por 450€ por noite, oito pessoas podem ficar hospedados nesta casa de férias mexicana, dormir numa serpente e ter acesso total ao jardim.
Como lá chegar
Para chegar ao alojamento, primeiro terá de voar até à Cidade do México. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 665€, com uma escala.
O El Nido de Questzalcoatl fica a cerca de uma hora do aeroporto, mas não há nenhum transporte público que o leve diretamente até lá. Por isso, o melhor será mesmo alugar um carro ou ir de táxi.
A seguir, carregue na galeria para ficar a conhecer este curioso complexo com a forma de uma serpente.