Quem já assistiu à série “Downton Abbey”, que teve seis temporadas, provavelmente já sonhou em visitar (ou até mesmo casar) o icónico Highclere Castle, o castelo em Hampshire, no Reino Unido, que foi usado pela produção como principal cenário. O castelo vitoriano do século XIX já tem uma longa história, muito antes de ser usado por esta série, uma vez que pertence à família Carnarvon desde 1679.
Contudo, a fortificação está a enfrentar uma grave crise devido à falta de trabalhadores da União Europeia — e o motivo é o Brexit. A escassez de funcionários obrigou à suspensão do principal negócio (depois da série): os casamentos.
“Deixamos de realizar casamentos de tamanho substancial por causa do Brexit. Não temos funcionários”, revelou Fiona Carnarvon, mulher do oitavo conde de Carnarvon. Todos os anos, eram realizados cerca de 25 casamentos com mais de 100 convidados no castelo, o que já não é possível nos dias de hoje. Atualmente, só aceitam casamentos até 20 pessoas.
A maioria dos trabalhadores da propriedade eram estudantes que vinham de outros países da Europa e que aproveitavam os fins de semana para ganhar algum dinheiro. Desde que o Reino Unido saiu da UE, o número de estudantes caiu 50 por cento em 2021.
O castelo atual foi projetado em 1842 por Sir Charles Barry, o arquiteto responsável também pela construção das Casas do Parlamento em Westminster. O currículo da propriedade também contém uma ligação fascinante ao Egito antigo, quando o seu quinto conde descobriu o túmulo de Tutancamon no Vale dos Reis, em 1922.
Na sua história mais recente, Highclere Castle tornou-se então famosíssimo como o local da Downton Abbey, ou seja, a verdadeira abadia. O espaço já abria portas para mostrar o seu interior, a exposição egípcia e os incríveis jardins circundantes. Existem várias tours disponíveis, sendo que a mais barata custa 29€.
Os visitantes podem igualmente experimentar a vida como um aristocrata inglês com um jantar com tema à luz de velas, que inclui trajes e conversas eduardianas ou da década de 1920 sobre o passado histórico da propriedade e os emocionantes convidados destas festas. Cada experiência é personalizada, para que os hóspedes possam reviver as suas cenas favoritas e sentirem-se mais próximos do mundo recriado na produção.
Como lá chegar
Para chegar a Hampshire e ao castelo, basta voar até Londres — consegue ida e volta de Lisboa a 50€ e depois é cerca de uma hora de comboio, carro ou autocarro.
Carregue na galeria para conhecer melhor o castelo que foi cenário da série “Downton Abbey”.