viagens

Havai tem uma nova praia negra feita da lava do vulcão — e é a estrela do Instagram

A praia de areia negra criada pelo Kilauea abriu ao público há dias e as fotos são incríveis. Também há novas lagoas térmicas.
Os locais chamam-lhe a praia da esperança.

Não faltam motivos para visitar o Havai, sobretudo para quem gosta de praia, calor, surf, música e de conhecer lugares e povos acolhedores. Mas a partir deste ano há mais um motivo, nascido da força da natureza no seu estado mais selvagem: uma nova, incrível e enorme praia de areia absolutamente negra, num parque natural.

Não é incomum encontrar praias de areia escura no Havai, graças à sua forte atividade vulcânica. Também não é raro que a sua natureza, paisagem e até topografia mudem ligeiramente ao longo dos anos, sobretudo cada vez que um vulcão entra em erupção.

Em maio do ano passado, o Kilauea entrou em atividade máxima, com rios de lava, fortes colunas de fumo, povoações evacuadas, avisos de segurança e cortes temporários de acessos. Centenas de carros, casas e árvores foram levadas pela lava. Alguns serviços pararam, muito do turismo também e foram estimados milhares de dólares em prejuízos. 

Mas depois da destruição, quando tudo passou e acalmou, a natureza, ou neste caso a lava, criou uma nova linha de areia negra em forma de quarto crescente, com duas quebras de surf e algumas lagoas térmicas.

Segundo vários sites locais, há agora sete novas praias de areia preta na costa acidentada da Ilha Grande, entre a Área de Recreação Estadual de MacKenzie e o Isaac Hale Beach Park, também conhecido como Pohoiki. Sete praias pequenas, ou um enorme areal.

As autoridades locais explicam que quando a lava derretida chegou ao mar na primavera passada, criou uma nova linha de costa, que agora com as primeiras erosões já é areia preta. Esta não é a primeira praia do género no Havai, mas é a primeira a surgir nos últimos anos, e abriu ao público a 6 de janeiro.

Nos meses que se seguiram à erupção do Kilauea, a entrada no Isaac Hale Beach Park esteve tapada, mas agora tudo foi arranjado e a nova praia oficialmente disponibilizada, com salva vidas e tudo.

O Departamento de Parques e Recreação do Havaí vai avisando que a areia ainda é um pouco rochosa, não há água potável e há correntes perigosas, não sendo ainda permitido acampar no local. Algumas estradas de acesso também ainda estão cortadas.

Mas os surfistas já frequentam a praia às dezenas, encantados com as novas quebras de surf, e os cidadãos locais e turistas enchem o Instagram com as fotos incríveis criadas pelo contraste da areia. 

Quando o vulcão Kilauea entrou em erupção no bairro de Leilani Estates em 3 de maio de 2018, cerca de 250 milhões de metros cúbicos de lava foram cuspidos no ar. A erupção de semanas, que os geólogos classificam como uma das maiores do vulcão num século, deixou um rastro de destruição. 

Agora, as autoridades e os havaianos chamam a Pohoiki Beach a praia da esperança, um presente que o vulcão deixou.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT