Viagens

O hotel encantado no meio de uma floresta que parece ter sido construído por hobbits

Chama-se Montaña Mágica Lodge e é um dos alojamentos mais incríveis do mundo. A cascata do topo lembra um vulcão em erupção.
Fica no Chile.

Poucas histórias são tão populares (e acarinhadas por diferentes gerações) como aquelas que nasceram da imaginação do J.R.R. Tolkien. O universo mágico, as personagens cativantes e os cenários idílicos das trilogias de “O Senhor dos Anéis” e “Hobbit” dão-nos vontade de deixar tudo para trás e ir para a Terra Média, um destino que, infelizmente, é fictício — mas há lugares no mundo que parecem ter sido construídos pelas pequenas criaturas que protagonizam as histórias do escritor britânico.

​Um deles fica aninhado nas densas selvas da Reserva Natural Huilo, também conhecida como a floresta encantada na Patagónia chilena, em Puerto Fuy. É nesta área protegida com 100 mil hectares que se esconde, já desde o século passado, o Montaña Mágica Lodge, um alojamento único que nos faz acreditar que os contos de fadas podem ser reais. Como o próprio nome diz, este hotel está tão imersivo na natureza que parece uma montanha autêntica.

O cenário é mágico e custa a crer que tenha sido criado pelo labor humano, na década de 1990. Construído pelas mãos dos artesãos locais, que utilizaram apenas materiais ecológicos, o hotel rapidamente se tornou conhecido como “um dos mais exóticos do mundo”.

Tudo começou quando o empresário Victor Petermann, fascinado pela cultura do povo indígena mapuche, resolveu comprar, em 1991, toda a extensão de Huilo Huilo, tornando-se assim o seu único proprietário. Para homenagear a natureza, escolheu um canto do bosque e construiu uma montanha alta coberta pela vegetação nativa, com uma particularidade: tinha uma espécie de cascata, com água a cair desde o cume, como se fosse um vulcão em erupção. O objetivo era simbolizar a força daquelas terras sagradas.

A estrutura incrível inclui, portanto, uma queda de água, visível a partir das janelas de cada um dos nove quartos que compõem o Montaña Mágica. “Acordar numa das nossas habitações é semelhante a acordar num conto. A arquitetura particular do hotel e a cascata artificial, com a decoração rústica e a simplicidade em cada uma das suites, representam o significado de viver na natureza”, descrevem.

Com cerca de 10 metros quadrados, cada quarto dispõe apenas de uma cama de casal e uma casa de banho. Não há nenhuma televisão devido à “política de desconexão” da propriedade. Além disso, os hóspedes têm ainda à disposição uma sauna e jacuzzis feitos a partir de enormes troncos de árvores, que foram escavadas e depois enchidas com água quente. Pode aproveitar o momento de relaxamento com uma vista incrível para a floresta.

Entre as ofertas está ainda um campo de minigolfe construído no próprio bosque, um restaurante e até uma sala de reuniões, chamada Carpinteiro Mágico, com 250 metros quadrados e capacidade para um máximo de 200 pessoas.

Quanto aos valores da estadia, os preços rondam os 200€ por noite e as reservas podem ser feitas através do Booking. Nas proximidades do alojamento pode ainda encontrar piscinas naturais aquecidas, as famosas Cataratas Huilo Huilo e o maior sistema de tirolesa da América do Sul, com 430 metros de comprimento.

Como lá chegar

Não é fácil chegar a um lugar tão mágico como este. A viagem até ao Montaña Mágica demora, pelo menos, duas horas do aeroporto mais próximo, como o de Temuco. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 953€, com mais do que uma escala.

A seguir, carregue na galeria para conhecer este incrível alojamento no meio de uma floresta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT