Viagens

O hotel mais pequeno do mundo tem 53 metros quadrados e apenas um quarto

O edifício foi construído em 1728, há quase três séculos. Em 2008, transformou-se num minúsculo hotel de luxo.
Tem 2,40 metros de largura.

No momento de escolher o alojamento onde vamos passar as noites durante as férias, há quem fuja dos luxuosos hotéis de cinco estrelas e opte por pernoitar num sítio diferente e peculiar. Como o hotel mais pequeno do mundo, por exemplo. Para ter essa experiência, só precisa de marcar uma viagem para a Alemanha.

O Eh’Haeusl fica em Amberg e detém, desde 2008, o recorde mundial do Guinness de hotel mais pequeno do mundo. Com apenas 2,40 metros de largura e 53 metros quadrados de área útil, não é difícil perceber porquê. O espaço fica entre dois edifícios e só consegue receber dois hóspedes ao mesmo tempo.

Construído em 1728, o edifício serviu, em tempos, um propósito importante na cidade de Amberg. Na época em que foi construído,um casal tinha que ter propriedades para se casar. Como nem todos tinham possibilidade de comprar uma casa dita normal, muitos escolhiam comprar este pequeno edifício.

Na verdade, este local estreito, no meio de outros dois edifícios, nem era para ser considerado um lar. Servia apenas como uma morada temporária para aqueles que se queriam casar e, depois da troca de alianças, acabam por vendê-la ao próximo casal na fila.

Quase três séculos depois, o edifício foi reformado e transformou-se num pequeno hotel de luxo, em 2008, com espaço suficiente para acomodar duas pessoas. Embora estreito, é alto o suficiente para várias divisões, como um aconchegante quarto com cama de casal e lareira, casa de banho, um mini spa completo com banheira de hidromassagem e sala de estar.

“Este luxuoso refúgio irá despertar todos os seus sentidos. Assim que o convidado tiver a chave, será o proprietário temporário deste santuário em miniatura. Ao abrir a porta, será inundado pela sinfonia de luz e cor. Em algum lugar, escondido ao fundo, a música de La Traviata, de Verdi, enche a sala”, pode ler-se no site.

Traduzido, o nome do hotel significa “casa de casamento” ou “casa matrimonial” e é fácil de perceber o porquê — o espaço é demasiado pequeno e só pode acomodar até dois hóspedes. Segundo conta a lenda, qualquer casal que permaneça no hotel irá viver uma vida longa e feliz juntos.

Apesar das dimensões, é o spot perfeito para quem procura alguma privacidade numa escapadinha. Já para os claustrofóbicos, não deve ser uma boa experiência.

Os preços começam nos 240€ por dia, incluindo estadia para duas pessoas, pequeno-almoço e estacionamento.

Como lá chegar

Se quiser ter a experiência romântica de dormir no hotel mais pequeno do mundo, primeiro terá que reservar um voo até Nuremberga, na Alemanha. Se partir de Lisboa ou do Porto, consegue encontrar bilhetes desde 71€.

Assim que chegar ao aeroporto, só precisa de apanhar dois comboios: o primeiro vai levá-lo até à estação Nürnberg Hbf e dura cerca de 12 minutos; o segundo já é mais longo (50 minutos) e faz paragem em Amberg. Depois, só tem de seguir as indicações do GPS e andar quatro minutos até ver um estreito edifício vermelho.

Carregue na galeria para conhecer melhor o hotel mais pequeno do mundo. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT