Viagens

O incrível castelo que juntou a dupla de “O Bom Rebelde” para novo filme

Ben Affleck e Matt Damon contam ainda com a companhia de Adam Driver.
Filmagens decorrem no castelo de Cahir.

Chama-se “The Last Duel” e é o próximo grande projeto de Ridley Scott, ele que recentemente realizou dois episódios de “Raised by Wolves”. O filme passa-se em ambiente medieval e depois de uma primeira fase de filmagens em França, foi necessário retomar as filmagens na Irlanda. O sítio escolhido é um castelo especial.

O castelo de Cahir data de 1142 e encontra-se em perfeito estado. Para termos uma noção, só um ano depois é que Portugal veria reconhecida a sua soberania, com D. Afonso Henriques a tornar-se o primeiro Rei de Portugal.

Em “The Last Duel”, Ben Affleck interpreta o papel de Carlos VI, rei francês que governou França entre 1380 e 1422. A história inspira-se numa história real, com o rei a decretar a última disputa legal resolvida por meio legal, entre Jean de Carrouges (Matt Damon)  e um escudeiro (Adam Driver).

O argumento ficou a cargo de Affleck e Damon, uma dupla que se apresentou a Hollywood e ao mundo como atores e argumentistas em “O Bom Rebelde”, de 1997. Os dois venceriam o Óscar pelo seu argumento enquanto Robin Williams venceria o seu primeiro e único Óscar, como ator secundário. Uma vitória que chegou só à quarta nomeação.

Castelo data de 1142.

O castelo de Cahir é um monumento particularmente estimado na Irlanda, situado mais a sul do país, a cerca de 180 quilómetros de Dublin. Em 1961, quando morreu o último herdeiro, lorde Cahir, ficou a cargo do Estado. Desde que é propriedade do Estado, foi feito um esforço na sua preservação, estando aberto ao público durante praticamente todo o ano (por marcação).

Situado na ilha rochosa no rio Suir, era uma fortaleza resistente que foi aumentada e reforçada no século XIII. Era tido como impenetrável. E a verdade é que foi só em 1599, após um cerco de três dias e bombardeamento de artilharia, que o castelo foi conquistado pela primeira vez.

O espaço é um cenário tão especial que já foi anteriormente palco de filmagens e é, aliás, uma das razões pelas quais continua a atrair visitantes. O filme “Excalibur” e a série “Os Tudors” estão entre as produções que aproveitaram o local para gravar.

Ainda não há trailer oficial para “The Last Duel” mas já têm surgido online imagens das filmagens. A pandemia atrasou um pouco os planos mas o filme já foi retomado. Está previsto ser lançado em outubro do próximo ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT