Viagens

O inesperado hotel que vai nascer numa gruta em pleno deserto

Projeto na Arábia Saudita inspira-se numa civilização que construía as suas casas em plena rocha.
Um projeto impressionante.

Há cada vez mais projetos de alojamento que desafiam a imaginação. Na hora de encontrar o sítio perfeito, há propostas para todos os géneros: de um hotel que derrete todos os anos, a um antigo comboio, passando por umas peras suspensas. No deserto da Arábia Saudita vai nascer algo tão luxuoso quanto ambicioso.

A ideia foi desenhada pelo arquitecto francês Jean Nouvel, e os planos do projeto foram agora conhecidas. Trata-se de um impressionante hotel que vai nascer em pleno deserto, em grutas escavadas na rocha.

O hotel vai situar-se perto de Al Ula e vai ter um total de 40 suites e três villas disponíveis para alojamento. A inspiração foi a civilização antiga dos nabatianos, que há milhares de anos fizeram deste tipo de rochas o seu teto.

O projeto tinha sido anunciado ainda em 2019 mas na altura não havia ideia do que aí vinha. As imagens agora conhecidas já mostram o que podemos esperar quando o espaço abrir, em 2024.

Desenhado pelo arquiteto Jean Nouvel.

Contactado pela “Lonely Planet”, o arquiteto francês responsável pelo projeto realça que a zona de “Al Ula é um museu”. “Cada escarpa, cada pedaço de areia ou linha rochosa, qualquer espaço geológico ou arqueológico merece consideração. É vital manter-se o que o distingue e preservar a sua beleza”.

Foi este o espírito que Jean Nouvel levou para o projeto, salientando que queria dar outra dimensão ao que os nabatianos fizeram na antiguidade, sem “caricaturar” aquela civilização.

Esta civilização teve como capital Petra, cidade situada hoje em dia na Jordânia, mas foi também a responsável por Hegra, antiga cidade que se situa na mesma região onde o hotel vai nascer e que foi o primeiro espaço saudita a figurar como património da Humanidade pela UNESCO.

O futuro resort vai chamar-se Sharaan by Jean Nouvel e vai inserir-se na reserva natural de Sharaan. Além do cuidado com o passado histórico da região, o hotel ambiciona ser um local de luxo que mantém preocupações ecológicas, em que a sustentabilidade é uma das marcas distintivas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT