Viagens

O insólito caso da praia em Espanha onde os lugares se marcam desde a madrugada

Um espaço aqui vale ouro e mesmo durante o dia há enormes filas de pessoas à espera. As regras da pandemia agravaram a situação.
Não há muito espaço.

Não é nada que não tenha acontecido de certa maneira em praias portuguesas, apesar de ser normalmente desaconselhado pelas autoridades, concessionários e até pelo sentido de comunidade. Mas em Espanha, numa praia de Alicante, o fenómeno tem sido levado ao extremo. E com a pandemia e os limites por ela impostos, ganhou contornos de loucura.

Quatro horas da manhã: é esta a hora a que chegam a acontecer as primeiras marcações de lugares do areal em Torrevieja, Alicante, no sul de Espanha. Segundo o “JN” aconteceu neste fim de semana, com filas de pessoas com guarda sol desde as 4 da manhã, para assegurar o melhor lugar da praia, em frente ao mar.

Mesmo durante o dia, há filas enormes de pessoas à espera de lugar, aguardando que alguém saia para conseguirem o seu spot. Uma espera por vezes inglória e no mínimo insólita, como demonstram vários vídeos a circular nas redes sociais.

Segundo vários meios espanhóis, os vídeos viralizaram sobretudo nos últimos dias, mostrando as corridas de dezenas de madrugadores que tinham estado à espera, para se apoderar de um espaço na praia assim que nasce o sol.

A situação terá a ver com as medidas decretadas para o areal neste verão, que consistem em parcelas delimitadas e pessoas a assegurar que todos respeitam o seu espaço, bem como o dos outros.

Sobretudo na praia da Cura, a mais central e mais pequena de Torrevieja, conseguir um lugar é uma disputa feroz. “É algo comum, acontece constantemente e durante anos porque é uma praia pequena, com pouco espaço e muita população”, afirmou um vereador aos meios locais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT