Conhecida pelas paisagens pitorescas, atmosfera pacífica e pelas centenas de castelos, a Escócia é um dos países mais bonitos e idílicos do mundo. É um local tão mágico que parece saídeo de um verdadeiro conto de fadas, mas é bem real e está apenas a três horas de avião de Lisboa. E a melhor forma de descobrir as paisagens verdejantes desta nação do Reino Unido é através das viagens de comboio que passam por pontes, túneis, rios, montanhas e lagos — e não estamos a falar do famoso Hogwarts Express.
O Belmond Royal Scotsman percorre as Terras Altas da Escócia e é descrito como “um palácio sobre carris”. Esta viagem de comboio é considerada uma mais luxuosas do mundo e oferece uma aventura incomparável pelas maravilhas selvagens do País. Os itinerários incluem atividades como pesca, tiro ou golfe num dos melhores campos do Reino Unido, provas de uísques e visitas a outros locais de interesse da região.
O comboio começou a circular pelos carris em 1985, quando era composto apenas por carruagens simples com camas e três restaurantes. Ao longo dos anos, foi sofrendo melhorias, as carruagens transformaram-se em suites luxuosas com uma decoração clássica, as refeições tornaram-se dignas de um hotel de cinco estrelas e até adicionaram, em 2017, um spa em movimento, com uma série de tratamentos relaxantes.
Apreciar as paisagens escocesas a bordo do Royal Scotsman já era uma experiência única, mas o Bambord Haybarn Spa Car veio acrescentar-lhe um outro nível de extravagância. É um dos spas mais exclusivos da Escócia, com duas salas onde pode fazer massagens, tratamentos faciais e manicure enquanto passa pelo impressionante cenário das Highlands escocesas.
O comboio é composto por 10 carruagens, 22 suites decoradas ao estilo da época eduardiana e tem capacidade para 40 passageiros por noite. As viagens podem variar entre três a sete noites (dependendo do programa) Além disso, dispõe de um restaurante a bordo e um bar com mais de 50 variedades de uísque.
Para aproveitar a viagem da melhor maneira, é só ir até à Observation Car, uma carruagem com sofás e poltronas e uma varanda ao ar livre que o convida a apreciar as paisagens escocesas. Todas as viagens partem de Edimburgo e há diversas paragens ao longo do percurso, seja para conhecer um castelo, visitar destilarias ou outras atividades.
Um dos itinerários de sete dias, por exemplo, passa por Glenfinnan, Mount Stuart, Keith e Rothiemurchus. Durante o percurso, pode visitar os castelos de Ballindalloch e Glamis, entrar dentro do Royal Yacht Britannia, passear pela praia nas Silver Sands of Morar, conhecer o monumento Glenfinnan ou caminhar até à cascata Steall.
Em maio de 2024, um dos comboios incríveis do Reino Unido vai ficar ainda mais glamuroso com o lançamento de duas novas suites, projetada pelo designer de interiores Tristan Auer. As novas acomodações foram concebidas ao estilo de uma grande casa de campo, com toques clássicos da cultura escocesa. O interior inclui revestimentos de parede feitos à mão e refletem as cores da paisagem das Terras Altas da Escócia.
Os preços das viagens variam consoante o programa e os quartos escolhidos e podem oscilar entre os 4.000 e os 10.000€, com tudo incluído.
Como chegar lá
Antes de se aventurar nesta incrível viagem de comboio, primeiro terá de apanhar um avião para a capital da Escócia. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida desde 126€. Depois, é só apanhar o metro até Edimburgh Princes Street e chegará à estação de onde parte o Belmond Royal Scotsman.
De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer as luxuosas suites e espreitar as paisagens que poderá descobrir ao longo do percurso.