Viagens

O maior parque marinho da Europa fechou portas de vez

O Marineland Antibes ficava no sul de França e tinha espetáculos diários. Os animais estão à procura de um lar.
Encerrou em janeiro.

O Marineland Antibes, o maior parque marinho da Europa, fechou portas no dia 5 de janeiro, após ter sido anunciado o encerramento em dezembro do ano passado. A decisão sobre o parque aquático em Antibes, no sul da França, foi tomada após a aprovação, em 2021, da legislação que proíbe o uso de golfinhos e baleias em espetáculos de entretenimento, a partir de 2026.

Além disso, a organização registou uma queda no número de espetadores. Se os espetáculos chegavam a ter 1,2 milhões de visitantes todos os anos, os dados mais recentes apontam para cerca de 425 mil pessoas na plateia.

Com esta decisão, há mais de quatro mil animais a precisarem de ser realojados, como as duas orcas à procura de lar, Wikie e o filho Keijo, vários golfinhos roazes e centenas de outras espécies. Entre as opções, estão a ser equacionados os parques Loro Parque, em Tenefire, Espanha, ou o o santuário costeiro da Whale Sanctuary Project, na Nova Escócia, no Canadá.

Ao longo dos anos, o Marineland ficou conhecido pelos dois espetáculos diários com golfinhos, assim como a exposição de aves exóticas em voo livre. A cerca de uma hora de carro de Barcelona, atraía centenas de portugueses todos os anos, durante a altura do verão.

Os mais radicais encontravam ainda atrações como as magic falls, uma longa descida num tobogan fechado, repleto de curvas, canais e cascatas. Para os mais novos há uma zona exclusiva chamada children paradise, com três áreas distintas e escorregas desenhados à medida. O Tornado é outro dos escorregas mais populares, com o seu tobogan a desembocar numa espécie de bacia gigante, em rodopios contínuos até cair novamente na piscina.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT