Viagens

O mais famoso Instagram de viagens do mundo está apaixonado pela Serra da Estrela

Beautiful Destinations tem 22,6 milhões de seguidores e é conhecida pelas suas imagens incríveis de destinos em todo o mundo.
O Covão dos Conchos.

É provavelmente a conta de Instagram de viagens mais famosa do mundo: Beautiful Destinations é seguida por mais de 22 milhões de pessoas em todo o planeta, e onde cada publicação tem milhares de comentários, visualizações e “gostos”.

O perfil foi criado em 2012 pelo escocês Jeremy Jauncey — ele próprio já com mais de um milhão de seguidores no seu Instagram — e tornou-se entretanto numa verdadeira empresa e máquina de marketing. Não perdendo, porém, o seu foco: a paixão por viagens, sobretudo sustentáveis, muitas vezes até com base em imagens ou vídeos que lhes são enviados, de locais maravilhosos e imperdíveis espalhados em todo o mundo.

Portugal surge por vezes na popular página, mas não é um destino muito recorrente. Ainda assim, este sábado, 4 de dezembro, foi partilhado um vídeo que se tornou como de costume viral — e incide sobre o Covão dos Conchos, na Serra da Estrela.

Diz a publicação que esta lagoa parece um “portal para outro mundo”. “Este buraco surreal é chamado de Covão dos Conchos e está localizado no Parque Natural da Serra da Estrela, em Portugal”, aparece na descrição.

“Situado no meio de um lago remoto de montanha, o Covão dos Conchos é um funil artificial projetado para fornecer água potável às comunidades próximas. A caminhada que leva a este vertedouro é bastante desafiadora e estende-se por mais de 10 quilómetros, então certifique-se de trazer bastante água e usar bons sapatos na sua jornada”, diz ainda a mesma publicação. E termina com uma questão: “Já alguma vez viu algo assim ou sabia que isso existia?”

A NiT já lhe explicou tudo sobre Covão dos Conchos, na Serra da Estrela. Este fenómeno não se trata, embora pareça, de nenhuma ilusão ótica ou o cenário de um filme de ficção científica. Até então desconhecido por grande parte do público, a história deste buraco remonta a 1955, quando foi construído para encaminhar as águas da ribeira das Naves para a albufeira da Lagoa Comprida. Feito de betão e de granito, o túnel tem 1.519 metros de comprimento e é capaz de atingir os 120 mil metros cúbicos.

A explicação para o fenómeno aqui criado — que pela Internet fora leva pessoas a duvidar se será real, montagem e se a terra estará a ceder — é na verdade bastante simples, sobretudo por causa da forma como foi desenhado. O caminho até à Lagoa do Covão dos Conchos começa no lado esquerdo da Lagoa Comprida e pode chegar lá pelo Google Maps.

Em 2016, a cova tornou-se particularmente relevante quando Daniel Alvez e Hélder Tavares, da produtora Probilder, lançaram um drone sobre a barragem do Covão dos Conchos, na Serra da Estrela. Nas imagens, divulgadas no YouTube, surgia um buraco no meio da água. O vídeo tornou-se viral. Duas semanas depois, os dois amigos regressaram ao local e encontraram-no congelado. Mais uma vez, o túnel fez sucesso na Internet.

Quanto à Beautiful Destinations, na sua descrição diz-se que existe com o propósito de “inspirar as pessoas a ligarem-se e causar um impacto positivo” através das viagens. “Somos uma empresa positiva para o clima que defende o turismo sustentável”, defende.

Segundo um artigo publicado no verão deste ano na revista “The Manual“, a conta foi lançada em 2012, cativando os possíveis viajantes várias vezes ao dia com fotos e vídeos impressionantes de todo o mundo. A empresa também se expandiu para o marketing digital e os clientes anteriores incluem a Egypt Tourism Authority, a Jamaica Tourism Board e a Air Canada, entre outros.

O CEO e fundador Jeremy Jauncey, de 36 anos, é de nacionalidade escocesa e colombiana. Já viajou por mais de 75 países. “Acredito apaixonadamente que [viajar] é uma força do bem que pode nos ajudar a entender melhor as diferentes culturas e nos ligarmos uns aos outros”, disse à publicação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT