Viagens

O mini deserto em Espanha que serviu de cenário para a série “A Guerra dos Tronos”

O Parque Natural de Bardenas Reales fica em Navarras, a cerca de 600 quilómetros da fronteira. É um lugar único.
É um cenário idílico.

À primeira vista, a paisagem parece pertencer a um destino longínquo, fora da Europa— talvez no Norte de África ou nos Estados Unidos. No entanto, o Parque Natural de Bardenas Reales fica aqui ao lado, em Espanha, a cerca de cinco horas de carro de Portugal.

No sudoeste de Navarra, em Espanha, estendem-se mais de 40 mil hectares deste parque natural que foi declarado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera e inclui três reservas naturais. Trata-se de uma paisagem semidesértica, que parece de outro planeta. 

Entre 20 a 10 de milhões de anos atrás, o choque das placas Europeia e Ibérica criou três grandes cadeias montanhosas, que todos já conhecem: os Pirinéus, a Cordilheiras Ibérica e a Serra dos Catalánides. No meio, ficou uma grande bacia fechada, onde o mar não conseguia encontrar saída.

Foram as chuvas torrenciais que moldaram o terreno de areias, cascalho e argilas. Quando a água acumulada na bacia encontrou, finalmente, uma saída para o mar mediterrânico, deu-se início ao processo erosivo dos materiais que se tinham acumulado. As rochas argilosas e os sedimentos mais, têm-se desgastado com mais rapidez, enquanto que as mais duras parecem estar a demorar mais tempo.

Uma das mais conhecidas, que é também o símbolo das Bardenas, chama-se Castildetierra. Traduzido, significa “castelo de terra” e é a formação geológica mais invulgar de todo o parque: no topo da emblemática montanha, existe uma rocha que parece que pode cair a qualquer momento. 

O cenário idílico, que atrai visitantes de todo o mundo, é um lugar único para aproveitar a natureza e a tranquilidade. É o refúgio de 24 aves de rapina e divide-se em duas partes: a Bardena Blanca e a Bardena Negra. Como o nome dá a entender, têm contrastes surpreendentes. 

Por um lado, os gessos e argilas de uma paisagem quase lunar formam a Bardena Blanca, que agrupa as paisagens mais brancas. A outra parte, mais verde, é a Bardena Negra, cheia de bosques com pinheiros. 

No total, há cerca de 700 quilómetros de caminhos que podem ser percorridos a pé (ou de bicicleta) e uma coisa é certa: não vai encontrar uma paisagem igual em lado nenhum. A não ser, talvez, na televisão.

Isto porque este “mini” deserto já tem alguma experiência no mundo da televisão e do cinema — e em produções muito conhecidas. Serviu de cenário, por exemplo, a filmes como “The Counselor” e “007”, e à famosa série “A Guerra dos Tronos”. Mas não se preocupe: aqui, não vai encontrar dragões.

No início da sexta temporada da série da HBO, Daenerys Targaryen, também conhecida como a Mãe dos Dragões, atravessou o Mar Dothraki depois de ter sido capturada. O cenário que apareceu na televisão, com uma vasta planície, não foi filmado na fictícia região de Essos, mas sim em Navarra, nas Bardenas Reales.

As gravações em Espanha.

Desde que apareceu na televisão, esta paisagem semidesértica tem vindo a atrair cada vez mais turistas que querem ver com os próprios olhos este mini deserto em Espanha, com formações geológicas invulgares.

Como lá chegar

Para quem mora em Portugal, a maneira mais rápida e prática de chegar ao Parque Natural de Bardenas Real é de carro. Fica a 600 quilómetros da fronteira de Vilar Formoso e a viagem dura cerca de 5h30.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor as Bardenas Reales. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT