Viagens

O Natal de Vigo, “um dos mais importantes da Europa”, já tem data para ligar as luzes

Se há sítio onde se vive a quadra a rigor, é na localidade espanhola a uma hora e meia de carro do Porto. A festa está a começar.
Mágico.

Durante o mês de dezembro, as ruas das cidades iluminam-se com as decorações de Natal e enchem-se de músicas natalícias. Há mercados para conhecer, chocolates quentes para beber e presentes para comprar. Como diz a famosa canção, “It’s The Most Wonderful Time of the Year” — e já não falta muito. Para quem gosta de viajar, esta é uma oportunidade perfeita para conhecer cidades que ficam ainda mais bonitas nesta altura do ano, seja cá dentro ou lá fora.

Há um sítio, bem próximo de Portugal, onde as festividades são levadas a outro nível. Em Vigo, na Galiza, — apenas a uma hora e meia de carro do Porto— as festas natalícias são levadas muito a sério. Desde a iluminação das ruas da cidade, aos mercados de Natal, passando pela roda gigante e pelas figuras decorativas que estão distribuídas por várias ruas, tudo é pensado ao pormenor para tornar a época natalícia dos seus visitantes mais especial.

“O Natal de Vigo é o evento turístico mais importante da Europa dos últimos quatro anos e está a converter-se numa referência para Espanha e Portugal devido à sua proximidade”, garante à NiT o responsável de comunicação do Gabinete de Alcaldía. “A cidade mais jovem, dinâmica e cosmopolita da Galiza entusiasma todos os que a visitam”, continua.

Livre da obrigatoriedade da máscara e de controlos restritivos de lotação, o Natal de Vigo este ano promete ultrapassar largamente os números da última edição. O passo inicial já foi dado, como de costume, com a instalação das primeiras luzes no mês de agosto. Estas chegam a cada vez mais estradas e serão ligadas diariamente das 18h30 às 00h30 para economizar energia. Nos dias mais movimentados, como a véspera de Natal ou o Ano Novo, permanecerão até as 2 da manhã.

Já imaginou o que é passear entre 11 milhões de luzes led distribuídas por 400 ruas? Será incrível, seguramente. O evento está cada vez mais próximo e este ano chega carregado de novidades. A árvore gigante muda de local, haverá uma montanha-russa e o centro será preenchido com photoboths originais. A data para o começo das celebrações já foi divulgada.

A cidade será iluminada no dia 19 de novembro às 20h30. Este é o momento que marca oficialmente o início das festas de Natal de Vigo. As pessoas concentram-se na Rua Policarpo Sanz, cujo trânsito é cortado, e na Rua Príncipe, que é pedonal, para verem as luzes a serem ligadas pela primeira vez. Faz-se uma contagem decrescente até a iluminação se acender, que é seguida por um curto, mas animado, espetáculo de música natalícia com direito a neve artificial.

“Isso significa que o Natal em todo o planeta começa no dia 19 de novembro, a partir Vigo”, disse o presidente da municipalidade, Abel Caballero, em conferência de imprensa. Este ano, as luzes acendem-se um dia mais cedo que no ano passado e as festividades prolongam-se até 15 de janeiro de 2023. No entanto, sublinhou o autarca, o consumo energético vai apresentar uma redução de 14,6 por cento: o período em que as luzes vão estar acesas vai ser encurtado uma hora por dia. “Convidamos toda a população mundial a vir até Vigo, porque Vigo tem o melhor Natal do planeta”, concluiu Caballero.

A Árvore de Natal Gigante junta-se às iluminações e acende-se também enquanto se ouvem as tradicionais músicas. Já a fila para o carrossel vai crescer com os miúdos que querem dar umas voltinhas. Ainda no dia da inauguração das iluminações de Natal, a Roda Gigante parece ser a mais procurada e há até quem espere durante horas para alguns minutos de adrenalina nas alturas. “Os mais atrevidos não vão querer perder a sensação de subir a montanha russa ou os carrosséis clássicos”, revela à NiT o responsável de comunicação.

Quem prefere explorar as ruas de Vigo descobre vários cenários com motivos natalícios que pedem mais uma fotografia. A Casa do Pai Natal, o trenó com as renas, um boneco de neve gigante e outras figuras são distribuídas pelo centro da cidade. É mesmo o acontecimento do ano, e que se espera que leve à cidade cerca de três milhões de turistas. O responsável de comunicação do Gabinete de Alcaldía garante que “os visitantes portugueses se vão sentir acolhidos”.

Iluminação

As luzes serão bem visíveis nas áreas mais centrais e movimentadas, como a Gran Vía, Policarpo Sanz ou García Barbón. Pode encontrar o boneco de neve de 12 metros de altura em frente à Escola de Artes e Ofícios (García Barbón, número 5), o embrulho no seu lugar habitual na Gran Vía e o castelo entre os cruzamentos da Reconquista e Velázquez Ruas Moreno, em Policarpo Sanz (uma estrutura que também existia no ano passado).

Também em Policarpo Sanz será instalada a casa de madeira do Pai Natal em frente ao teatro Afundación, além de um balão de ar quente gigante para selfies (no número 32 desta rua), um boneco de neve com chapéu e um urso (entre a Colón e a Velázquez Moreno).

Não tem de se preocupar com a falta de spots para tirar fotos. No número 44 Policarpo Sanz haverá um pórtico em forma de estrela polar gigante, que terá cerca de sete metros de altura. Haverá também um photocall com o tema dos três Reis Magos.

As ornamentações não se ficam por aqui e no número 1 de García Barbón haverá uma figura de Pai Natal sentado num banco. Um pouco mais adiante, entre a República Argentina e a Calle Pontevedra, será colocado um trenó e várias estátuas de renas de barriga para cima. Nesta mesma estrada, haverá uma estrela polar brilhante. Na escadaria junto à igreja de Santiago de Vigo estarão estátuas de anjos a tocar trompete.

No cruzamento entre a rua Chao e a rua Méndez Núñez, haverá uma lanterna gigante de 4,5 metros de altura. A principal rua pedonal do centro de Vigo, Príncipe, será decorada com trenós com prendas, árvores de Natal iluminadas, figuras de alces e huskys e um carro alegórico 3D como photocall.

Uma grande montanha-russa

O tão esperado mercado de Natal da Alameda, o Mercado de Cés, já está a ser montado. Ainda que não se saibam pormenores sobre as atrações deste ano, na última edição contou com uma grande variedade de jogos além da icónica roda gigante.

Entre as novidades, chegará a Vigo uma montanha-russa com um tamanho vertiginoso: mais de 10 metros de altura e cerca de 42 metros de comprimento. O preço de cada viagem rondará os 4€.

“A Alameda é o cenário do grande mercado natalício que conta com mais de cem postos de restauração e artesanato”, revela a mesma fonte do Gabinete de Alcadía.

A árvore de Natal gigante muda de local

Diferente do que aconteceu nos anos anteriores, o marco de toda a feira — a famosa árvores de luzes led com 30 metros de altura— passa para a rua Policarpo Sanz.

A autarquia confirmou também que está a estudar reorganizar o espaço das esplanadas da Puerta del Sol, para facilitar a acessibilidade à grande árvore. Está tudo pronto para receber evento do ano da maior cidade da Galiza.

Carregue na galeria para ver algumas imagens de edições anteriores das incríveis decorações de Natal de Vigo.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT