Viagens

O novo avião de luxo da Lufthansa vai ter uma discoteca — e uma varanda

Chamam-lhe o super-iate dos céus. Pode transportar até 12 passageiros com todo o luxo de um hotel cinco estrelas.
Não, a varanda não pode ser usada durante o voo

Comecemos pelo fim, pelo preço: 383 milhões de euros é o valor que a Lufthansa estima que vai precisar para transformar um Airbus A330 num transporte de absoluto luxo. Trata-se ainda de um conceito, mas a empresa alemã garante que está pronta a receber pedidos para a sua construção.

O Explorer foi exibido pela primeira vez em setembro, durante o Monaco Yacht Show, um encontro internacional da especialidade. Tem a assinatura da Lufthansa Technik, subsidiária da companhia aérea alemã e empresa responsável pela manutenção e reparação das aeronaves.

O que é que mais de 300 milhões pagam? Por exemplo, a construção de uma discoteca, de enormes janelas envidraçadas e até uma curiosa divisão com uma varanda — que, claro, só poderá ser aberta e usada quando o avião estiver no solo.

A zona social do avião usa um sistema de projeção nas paredes do avião, para que possa simular o céu diurno e noturno, bem como quaisquer outras vistas que aliviem a sensação de clausura dentro do aparelho. O A330 contará também com quartos de luxo privados, para uso dos passageiros.

Há também espaço para um ginásio e uma zona de spa. Se os passageiros forem ainda mais exigentes, podem até transportar os seus próprios carros no porão do avião. Nada está para lá dos limites.

A discoteca

Embora tenha sido desenhado para uso exclusivo de apenas 12 passageiros, a solução é moldável e o aparelho pode adaptar-se a um número maior. No entanto, as habitações para dormir teriam que ser reduzidas.

Chamam-lhe Explorer precisamente pela sua capacidade multifunções, algo que os criadores admitem ter roubado ao mundo dos iates. “Na construção de iates, os navios exploradores multifunções existem numa classe só sua. E muitos dos donos desses iates agora podem ter um avião assim.”

“Criamos esta plataforma voadora a pensar neste grupo de exploradores VIP. Só que ao contrário de um iate, o avião Explorer permite que viajem de um lado ao outro do mundo em apenas horas.”

Os luxuosos quartos

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT