“A Villa Collette não é um hotel. É uma visão e um sonho”. É desta forma que Philippe Starck, conceituado designer francês, descreve o novo boutique hotel em Lège-Cap-Ferret, França, assinado com o seu nome. A propriedade foi inaugurada em abril e já está a receber hóspedes.
O hotel nasceu num edifício inspirado na arquitetura do século XIX. Com apenas 28 quartos e suites, o conceito foi pensado de forma a que a Villa Collette se assemelhe mais a uma casa do que a uma unidade hoteleira mais tradicional.
O projeto é o fruto da parceria entre o designer de 77 anos e o proprietário do edifício, o empresário Laurent Taïeb, de 60. A novidade está em desenvolvimento desde 2023, altura em que Laurent falou publicamente pela primeira vez sobre a ideia.
Starck foi responsável por todo o design interior da unidade e inspirou-se numa história imaginária de uma atriz francesa que, no final da sua carreira, deixa Paris e se muda para uma pacata vila à beira-mar. Para transformar a ideia numa realidade, apostou em apontamentos que recriam recordações, pinturas e pequenos objetivos espalhados pela propriedade.
As cores também seguem a mesma lógica. Optou por tons mais suaves e delicados, como o rosa-claro, o amarelo pálido e o bege. O mobiliário em mogno está presente em todo o hotel, sendo composto por peças de madeira nobre, sobretudo de castanho-avermelhado rico.
“A Villa Colette é um lugar que emociona, um paradoxo encantador, que combina uma serenidade cintilante com uma sofisticação lúdica”, frisou o designer, conhecido mundialmente pelo seu estilo irreverente e peças futuristas.
View this post on Instagram
A propriedade conta com uma área de 1800 metros quadrados e todo o projeto de arquitetura foi assegurado pelo francês Michel Lavillenie, de forma a interagir com a natureza envolvente — fica à beira-mar e rodeado de vegetação.
Todos os espaços comuns, idealizados por Starck, têm também um caráter distinto. Logo à entrada, por exemplo, os hóspedes encontram uma zona que serve de lobby, sala de estar e bar. A zona foi toda decorada com arranjos de flores de papel, almofadas geométricas, abat-jours plissados e um piano Klein dos anos 50.
Os quartos e as suites, por sua vez, foram inspirados na nostalgia dos anos 30 e 50. O mobiliário de mogno também está aqui presente, com apontamentos em mármore e detalhes de seda, além de almofadas coloridas e tons suaves de rosa desbotado.
Existem quatro tipologias disponíveis: Garden Junior Suite, Village Junior Suite Bay View, Suite Colette e Cap Ferret Prestige Suite, com capacidade para receber entre três a quatro hóspedes.
A oferta gastronómica é assegurada pelo restaurante Villa Colette, liderado pelo chef Benjamin Six e com aposta nos ingredientes locais. Um dos pontos altos é o teto de vidro retátil, que permite “a entrada de muita luz natural durante o dia e abre o espaço para o céu noturno durante a noite”, lê-se no site.
A Villa Colette dispõe ainda de um spa e de uma zona de bem-estar temporária, situada no jardim com cerca de 100 metros quadrados. Os hóspedes podem escolher entre diferentes rituais de relaxamento e regeneração.
Por fim, há um ginásio que, embora inclua equipamentos modernos (como passadeira, aparelhos elípticos, bicicleta, remo, entre outros), parece saído de um filme de época. A decoração aposta em quadros com molduras clássicas e uma estante do chão ao teto repleta de livros.
As diárias na Villa Colette começam nos 360€ e as reservas podem ser feitas online.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias do novo boutique hotel assinado por Philippe Starck.

LET'S ROCK






