Viagens

O novo caminho para Santiago de Compostela será marítimo, uma homenagem à lenda do santo

O cruzeiro de 17 dias partirá de Vila Real de Santo António e passará por Lagos, Cascais, Aveiro, entre outras localidades.
A primeira viagem será feita a bordo desta caravela.

Anualmente, centenas de milhares de peregrinos viajam para Santiago de Compostela, vindos de diferentes partes do mundo. Existem várias formas de chegar à capital da Galiza, mas poucas são as rotas que se fazem maioritariamente pelo mar. Em Portugal, está a nascer um novo percurso marítimo com destino à famosa cidade galega.

Começa em Vila Real de Santo António e passa por destinos como Lagos, Cascais, Aveiro ou Leixões. O cruzeiro irá zarpar pela primeira vez no final de maio, a 28, e a previsão é que esteja a fazer viagens regulares já em setembro. A viagem inaugural será feita a bordo da Caravela Vera Cuz. Esta nova rota foi criada pela Upstream Portugal, uma empresa que promove o património natural e cultural, especialmente no interior do País. 

O projeto tem como parceiros oficiais as Estações Náuticas de Portugal, a Associação Nacional de Cruzeiros, a Associação Portuguesa de Treino de Vela, a Associação Portuguesa dos Portos de Recreio e a Docapesca.

A viagem ao longo da costa portuguesa será uma homenagem à lenda de Santiago Maior (padroeiro de toda a Espanha incluindo da Galiza, onde a principal cidade mudou de nome em sua homenagem). Segundo a tradição lendária o corpo de Santiago terá sido transportado por mar, na Barca de Pedra, desde a Palestina até Compostela. “Essa viagem teve de ser feita ao longo de toda a costa portuguesa”, explica Catherine de Freitas, CEO da Upstream, citada pelo “Público”. 

O percurso terá a duração de aproximadamente 17 dias, adianta a publicação. “Vai ser possível fazer este caminho em ligação com o Caminho Central. Pode-se começar de barco e, depois fazer algumas etapas a pé ou de bicicleta, e voltar ao barco”, realça a diretora da empresa. Ainda não foram divulgados os preços deste cruzeiro.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT