Quando não está a tentar fazer viagens espaciais, Richard Branson está à procura dos mais belos e confortáveis sítios do planeta. Desta vez, o multimilionário britânico regressou a uma ilha que adora, para mais um investimento de luxo: um hotel.
O Son Bunyola Hotel ainda está em construção, mas as primeiras imagens daquele que será um dos mais requintados hotéis de Maiorca começam agora a ser divulgadas. O edifício restaurado fica precisamente na propriedade Son Bunyola, uma área com mais de 327 hectares que faz parte do catálogo longuíssimo de propriedades de Branson.
Mais: o hotel fica na região protegida da Serra de Tramuntana, considerada Património Mundial pela UNESCO. Foi lá que Branson encontrou e decidiu reconstruir um edifício instalado numa quinta que data do século XV.
O hotel terá 28 quartos e suites, uma piscina com vista sobre o mar e a serra e ainda dois restaurantes. “Rodeado por vinhas, laranjeiras e limoeiros, amendoeiras e oliveiras, a quinta é um monumento histórico fundamental para a história da região”, revela a Virgin Limited Edition, empresa que gere os hotéis de Branson.
O objetivo passa por manter muito dos detalhes originais da quinta e do antigo edifício. As obras começaram em junho de 2020 e estarão sensivelmente a meio caminho.
“Trata-se de uma meticulosa reconstrução histórica, com foco nos edifícios e estruturas pré-existentes, com recurso a métodos e materiais locais e tradicionais”, refere a Virgin. Será, portanto, um hotel assente em pedra e muito ferro trabalhado.

Além do edifício principal, o hotel conta com um moinho e diversos edifícios anexos. Há ainda dois quartos muitos especiais, as Tower Suites, instaladas numa torre de defesa medieval construída no século XV. A quinta esconde também três villas privativas.
Outra das apostas é a sustentabilidade. O hotel promove-se como um destino amigo do ambiente, com aquecimento de recurso a biomassa.
“A costa nordeste de Maiorca sempre foi um local especial para Richard Branson e para a Virgin Limited Edition”, explica Jon Brown, o diretor da empresa. “Estamos entusiasmados por termos a oportunidade de restaurar este belo monumento e honrar a sua rica história. E, claro, ansiamos pelo momento em que possamos acrescentar mais um pequeno hotel de luxo ao nosso portefólio.”
Branson comprou os terrenos em 1987, mas voltou a vendê-los em 2002, depois de ter visto recusado o plano para construir um hotel de luxo no local. Voltou a comprá-lo por 13 milhões de euros em 2015, agora com novos objetivos.
O hotel de Maiorca irá juntar-se às outras unidades hoteleiras de Branson que se espalham pelo Quénia, as Ilhas Virgens Britânicas, Marrocos, Suíça e África do Sul. O Son Bunyola Hotel tem inauguração prevista para 2023.
