No Parque Nacional de Maputo, a cerca de duas horas e meia do centro da capital de Moçambique e do seu aeroporto, nasceu o Montebelo Milibangalala Bay Resort, empreendimento de luxo no qual vai querer entrar e nunca mais sair. Trata-se de um verdadeiro paraíso rodeado pela natureza, onde impera a tranquilidade. É a escolha perfeita para uma escapadinha ou férias prolongadas.
Numa primeira fase, o espaço vai disponibilizar 19 casas em bungalow de diferentes tipologias. Uma cama de casal, varanda com baloiço e mobiliário, mini bar, coffee station e chuveiro no exterior com entrada direta para a casa de banho compõem os T0.
Os T1 dispõem também de sala de estar com kitchenette — frigorífico, fogão elétrico, forno, micro-ondas, material de cozinha e serviço mediante solicitação — e mesa de refeições. Os bungalows T2 diferem destes por serem compostos por dois quartos, um com cama de casal e outro com duas camas twin. Independentemente da tipologia que escolher, a vista para o mar está garantida.

A linha da terra, do mar e do ar, representativa dos habitats dos três grandes grupos de animais que existem na reserva natural, estão contempladas no projeto integral do resort. “Usufruindo da sua implantação privilegiada, o Montebelo Milibangalala Bay Resort pretende oferecer aos turistas, através de vários programas de animação, um contacto estreito com a natureza envolvente e seus elementos primordiais: a terra fértil em fauna e flora selvagens de África e as águas tépidas e cristalinas do Índico com a praia de Milibangalala a seus pés”, lê-se em comunicado.
Os melhores sabores da gastronomia moçambicana e portuguesa são assegurados pelo restaurante Montebelo Milibangalala, ideal para quem procura “uma experiência gastronómica completa”. Conte ainda com um bar de apoio à piscina e uma agradável esplanada para aproveitar o bom tempo da região.
Para se entreter enquanto estiver instalado, não faltam opções. A unidade hoteleira sugere que “descubra praias e paisagens naturais imaculadas e de grande beleza. Marque encontros inesquecíveis com a vida selvagem. Explore florestas arenosas e planícies aluviais com um caráter único. Mergulhe numa vida marinha rica e maravilhosa. Tenha encontros preciosos com espécies raras e que estão em vias de extinção”.

Para tal, disponibiliza atividades várias que envolvem passeios de caiaque e de bicicleta, mergulhos de superfície e de profundidade, caminhadas e travessias de batelão. O safari, uma aventura pelo Parque Nacional de Maputo, é mesmo um dos destaques neste campeonato. Ladeada pelo oceano Índico e pela baía de Maputo, esta área de conservação estende-se por 77 mil hectares marcados por uma extensa e impressionante fauna africana com várias lagoas, praias virgens, prados e florestas costeiras sobre as dunas.
O parque foi criado em 1932 com o intuito de proteger a população de elefantes que ali habitava. Em 2010, arrancou o programa de repovoação com fauna autóctone e desde então, tem recebido outros animais provenientes de África do Sul, fazendo da reserva o local por excelência para admirar espécies majestosas. Além dos elefantes, existem hipopótamos, crocodilos, girafas, zebras, cudos, impalas, gnus e 350 géneros diferente de aves para ver.
Caso não possa deixar o trabalho em casa, saiba que o Montebelo Milibangalala Bay Resort oferece ainda salas para encontros e eventos preparadas para reuniões empresariais, conferências, workshops ou jantares. A esplanada panorâmica junto à piscina exterior é o complemento ideal para um coffee break ou um cocktail, com vista sobre a praia privativa.

A inauguração oficial do projeto, que pretende ser uma referência não só do panorama turístico de Moçambique, mas de toda a África Austral, teve lugar na última sexta-feira, 18 de março. Entre as presenças ilustres, destaque para a do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e de Filipe Jacinto Nyusi, o seu homólogo neste país africano. O empreendimento, com um investimento de 10 milhões de euros, resulta de uma parceria da cadeia Montebelo Hotels & Resorts, do grupo português Visabeira, com o estado moçambicano.
Durante a cerimónia inaugural, Fernando Daniel Nunes, administrador do grupo nacional, realçou a importância económica do novo resort. “O setor do turismo, além de valorizar os atributos locais — naturais, culturais e sociais — promove a geração de emprego e a distribuição de renda, assim como a criação de novos negócios e o aumento da produção de bens e serviços, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento das comunidades. Agora, com o Montebelo Milibangalala Bay Resort, um investimento com efeitos multiplicadores, Moçambique fica mais preparado para a retoma da atividade turística, esperada já para este ano”, declarou.
Como lá chegar
Para chegar à propriedade pode embarcar num avião rumo à capital Maputo. Em abril, encontra voos com partida em Lisboa desde 412€, com escala de duas horas em Luanda.
Uma vez no destino, siga a estrada Maputo-Ponta do Ouro. São cerca de 45 minutos entre a portagem da Katembe e a entrada no Parque Nacional. Pouco depois de passar em Salamanga, está às portas da reserva e, a alguns metros à frente há indicações para a Entrada de Futi. Nesta entrada, o carro e os turistas são registados. A partir daqui é obrigatório deslocar-se numa viatura 4×4.
Ao fim de seis quilómetros de caminho, existem duas opções: na primeira vira-se à esquerda, para um caminho mais curto e com menos areia, mas não aconselhável caso tenha chovido nos dias anteriores; na segunda segue-se o caminho da direita que, apesar de mais longo, tem como pontos de referência constantes os postes de eletricidade. Os percursos voltam-se a cruzar ao fim de um tempo.
Na chegada à lagoa, é hora de seguir sempre pela direita, seguindo as indicações específicas para o alojamento. Alguns quilómetros à frente dá por si numa grande duna, que indica a chegada ao paraíso.
Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o Montebelo Milibangalala Bay Resort, cujas reservas para duas pessoas começam nos 129,55€ por noite.