Viagens

O oásis alentejano que já recebeu a distinção de melhor praia fluvial da Europa

Pertence ao concelho de Mértola e tornou obrigatório no roteiro obrigatório de todos os fãs de praia. O cenário é assim.
E esta beleza?

Se há coisa que não falta em Portugal são sugestões de praias — obrigatórias para todos os amantes do calor e dos mergulhos. Muitas delas chegam a passar completamente despercebidas, mesmo que até já tenham sido consideradas as melhores da Europa.

É o que acontece com a praia fluvial da Tapada Grande, no concelho de Mértola. Desde 2017 — ano em que foi eleito nos World Travel Awards (os Óscares do turismo) como o melhor destino europeu na categoria “Praias Interiores” —, que este pequeno oásis alentejano tem recebido inúmeros elogios internacionais. E há uma muitas (e boas) razões para isso.

Localizada na albufeira da Barragem da Tapada Grande, esta praia fluvial está cheia de recantos agradáveis, envolvidos num ambiente absolutamente tranquilo e sossegado. É por isso que é uma escolha perfeita para as famílias que preferem aproveitar os dias de calor num espaço suficientemente grande, mas que seja calmo e, por todas as suas características, memorável.

Depois, razões não faltam para merecer uma visita: esta praia de excelência do Alentejo tem bandeira azul, o galardão de Qualidade de Ouro, conta com nadador-salvador, disponibiliza chapéus-de-sol, zonas relvadas, tem bons acessos, estacionamento, um bar e um parque infantil. Mas há mais. Na praia fluvial da Tapada Grande é possível alugar canoas e gaivotas para explorar as águas igualmente calmas da albufeira.

Para a noite, quase sempre com uma programação especial, está também disponível um anfiteatro que serve como palco para música e para outras atividades artísticas e — surpreenda-se — com a possibilidade de existir cinema ao ar livre. 

Já quando as horas mais quentes e a fome apertarem, ao redor da praia existem espaços com mesas de piqueniques e assadores. No entanto, se estiver no mood de simplesmente se sentar a beber uma bebida refrescante há um restaurante com esplanada ideal para isso. Outro detalhe a destacar é o facto de a zona da praia fluvial da Tapada Grande ser o único espaço da aldeia de Minas de São Domingos com acesso público à Internet.

De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor a praia fluvial da Tapada Grande.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT