Viagens

O parque aquático abandonado que podia servir de cenário a um filme de terror

Tem mais sucesso agora do que tinha quando abriu, em 2004. Ainda é possível ver um dragão gigante.
Tem um dragão gigante.

Com escorregas gigantes e um aquário em forma de dragão, tinha todos os ingredientes para ser um tremendo sucesso. Poderia ser o paraíso para os fãs de “Guerra dos Tronos” e para todos os que não resistem a um bom parque aquático, mas poucos tiveram oportunidade de o ver em funcionamento.

Situado na cidade vietnamita de Huê junto ao lago Thuy Tien, deveria ser um lugar cheio de risos e gargalhadas. Apesar de estar abandonado, tornou-se uma das atrações mais populares do país, sobretudo para os urban explorers, que se dedicam a visitar lugares esquecidos.

O Ho Thuy Tien começou a ser construído em 2001, para atrair turistas à antiga capital do Vietname. O projeto ambicioso custou mais de dois milhões de euros, mas o avultado investimento não foi chegou para manter o espaço aberto.

Ainda inacabado, o parque aquático recebeu os primeiros visitantes em 2004. Afluência esperada nunca chegou e o recinto acabou por fechar dois anos depois, em 2006. Ainda surgiram rumores de que seria um encerramento temporário, contudo, volvidas quase duas décadas, continua exatamente como foi deixado. A única diferença é que está coberta de ervas daninhas que tornam todo o cenário ainda mais selvagem e assustador.

Escondido no meio de uma selva, os planos originais do complexo eram oferecer atrações para toda a família: escorregas, piscinas, aquários, espetáculos aquáticos, lojas de souvenirs e restaurantes.

É um dragão gigante, empoleirado sobre um aquário com formato de nave espacial, que dá as boas-vindas a todos os que chegam ao local. O espaço foi construído para abrigar peixes e crocodilos, e há relatos de pessoas que chegaram a ver os répteis (vivos) por lá, mas acabaram por ser resgatados pelo governo vietnamita após os visitantes denunciarem a situação.

Com três andares, no corpo do dragão encontra-se ainda uma escada cheia de escamas, que leva até uma área de observação, de onde é possível avistar o incrível lago Thuy Tien por entre os dentes da criatura mitológica.

Por lá, encontra-se ainda o anfiteatro com centenas de assentos, que parece mesmo saído de um filme de terror ou um cenário pós-apocalíptico, assim como o resto do parque. Muitas das atrações, como os três escorregas, estão a perder a cor e a ficar cobertos de vegetação.

As piscinas perderam a água e ganharam um tom verde devido às algas que tomaram conta das estruturas. Já os visitantes aventureiros de todo o mundo, têm deixado a sua marca com grafittis. 

A aparência rústica do complexo é uma visão de sonho para os influencers do Instagram. É caso para dizer que o parque é mais popular atualmente do que quando estava, de facto, aberto ao público.

“O aquário é a estrutura mais impressionante da propriedade. Parece uma nave espacial, com uma espécie extraterrestre sentada bem no meio de um lago feito pelo homem”, elogiou uma das internautas.

Em 2013, ainda foram feitos planos para reconstruir e transformá-lo num empreendimento de turismo, mas nenhum projeto chegou a avançar. Alguns habitantes da região acreditam mesmo que o local está amaldiçoado — a razão principal para ninguém conseguir recuperá-lo.

Atualmente, o parque permanece sem vigilância e com futuro indefinido. Não está propriamente aberto ao público, mas não é preciso saltar muros para lá chegar, nem existem placas a proibir a invasão.

Como lá chegar

Esqueça a ideia de colocar o nome no Google Maps para lá chegar, porque não vai encontrar nada. O lago está localizado entre os túmulos de Tu Duc e Khai Dihn e é acessível por um rápido desvio da estrada principal. O melhor mesmo é pedir a um táxi ou um condutor local para o levar lá, já que todos sabem onde fica.

Para chegar a Huê, consegue arranjar bilhetes de ida e volta, desde Lisboa, a partir de 1.186€, com mais do que uma escala.

Carregue na galeria para ver como está atualmente o parque aquático abandonado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT