Viagens

O “portal para o inferno” com mais de 200 metros de profundidade e águas cristalinas

É uma das dolinas mais profundas do planeta e impressiona pela sua beleza natural.
É impressionante.

As Bahamas são um dos destinos globais mais populares para desfrutar de temperaturas elevadas nas suas praias tropicais e águas cristalinas. Este arquipélago, situado no Oceano Atlântico, é conhecido pelo esplendor dos seus recifes de coral e pela variedade de ilhas paradisíacas. No entanto, o seu encanto não se limita apenas aos meses mais quentes; há numerosos motivos para visitar esta região durante todo o ano. Um deles é o célebre “Portal para o Inferno”, um nome que pode parecer desconcertante, mas que esconde uma beleza ímpar, capaz de surpreender até os mais céticos.

Uma das atrações mais fascinantes é o Dean’s Blue Hole, localizado em Clarence Town Bay, na Long Island. Considerado uma das mais impressionantes maravilhas naturais do planeta, este buraco azul atrai anualmente milhares de turistas e amantes da natureza. Com uma profundidade aproximada de 202 metros, é um dos “buracos” marinhos mais profundos do mundo, e as suas diversas tonalidades de azul deram origem ao seu nome.

Para se compreender a história desta formação natural, é necessário voltar à era glaciar, quando os níveis do mar eram significativamente mais baixos. Com o tempo, a água da chuva começou a desgastar o calcário, formando depressões que, após sucessivos colapsos, resultaram na dolina (cavidade circular, geralmente de grandes dimensões, com origem na depressão criada pela erosão subterrânea) que hoje admiramos. As rochas que circundam este “portal” servem como abrigo para uma vasta gama de espécies marinhas, contribuindo para uma biodiversidade rica, que inclui peixes tropicais e corais excecionais.

Apesar da sua profundidade, as águas do Dean’s Blue Hole são limpas e transparentes, permitindo uma excelente visibilidade do que se passa no fundo, o que o torna um dos melhores locais para os adeptos de mergulho e de snorkeling. Graças à sua reputação, todos os anos é palco do Vertical Blue, uma das competições mais prestigiadas de mergulho livre do mundo.

Além da beleza do Dean’s Blue Hole, a proximidade de praias de areia branca torna o acesso a este local ainda mais fácil e proporciona uma vista panorâmica encantadora. Contudo, é importante notar que, para os menos experientes, nadar ali pode não ser aconselhável, já que não há nadador-salvador disponível. A estrutura do buraco garante águas calmas e sem ondas, mas a temperatura da água é significativamente mais fria do que nas restantes praias da ilha.

Para chegar à praia que circunda o Dean’s Blue Hole, deve seguir pelo Turtle Cove, onde encontrará um caminho entre as pedras azuis que adornam o muro. Antes de alcançar a areia, terá de atravessar um estreito percurso de terra batida, até chegar finalmente ao tão aguardado destino.

Como lá chegar

Se partir do Porto, a melhor opção é voar até ao aeroporto de Long Island (tem voos disponíveis a partir de 1022€) e percorrer os 14 quilómetros de carro até ao Dean’s Blue Hole, o que demora cerca de 15 minutos. Caso parta de Lisboa, há uma alternativa semelhante, encontrando voos a partir de 1025€. 

Carregue na galeria para ver imagens impressionantes deste “Portal para o Inferno”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT