Viagens

O (quase) desconhecido bairro futurista na Holanda onde as casas parecem bolas de golfe

Têm três andares e, no último piso, há seis janelas panorâmicas que deixam entrar luz todo o dia. Foram construídas há quase 40 anos.
O bairro tem 50 casas.

Embora pouco conhecido, há um bairro na Holanda que parece ter saído de um filme de ficção científica, com casas que parecem bolas de golfe. Alguns dizem que poderia mesmo ser uma mini aldeia de aliens. Contudo, foi construído por (e para) humanos — e apesar de ser um projeto inovador e futurista, não é recente. Na verdade, já existe há quase 40 anos.

Em 1984, o artista holandês Dries Kreijkamp tentou imaginar o futuro e criou uma vila que parece um cenário de “Star Wars”. Conhecido como Bolwoningen (que significa, em tradução literal, casas de bola), este projeto incomum foi pensado como uma experiência social no tradicional bairro de Maaspoort, na cidade holandesa de Den Bosch.

Era uma zona bastante tradicional, com ruas retas e casas com telhados inclinados e pequenos jardins à frente. Até que surgiu Dries Kreijkamp com as suas ideias futuristas. A ideia surgiu no final dos anos 70, mas só foi construída em 1984 — precisamente o ano que dá nome a um dos  clássicos da ficção científica, de George Orwell.

O arquiteto inspirou-se nas comunidades esquimós e nos iglus para criar estas construções em forma de globo. “É a forma mais orgânica e natural possível. Afinal, está em toda a parte. Nós vivemos num globo e nascemos de um ‘globo’. É uma economia de espaço, muito ecológica e quase livre de manutenção”, disse Kreijkamp antes de morrer, em 2014.

Grande parte do financiamento do projeto veio de subsídios do governo holandês, que queria investir em novas formas de habitação no final dos anos 60. Chegaram a ser construídos outros complexos geométricos em cidades como Roterdão ou Helmond.

Segundo o criador do projeto, o Bolwoningen permitia um maior contacto dos residentes com a natureza, devido às sua vista panorâmica. Contudo, a ideia original não foi totalmente concretizada: o arquiteto queria que as casas fossem feitas de poliéster, para as tornar extremamente leves, mas as regras de segurança da Holanda obrigaram a que as construções recebessem camadas de cimento e betão. 

O peculiar empreendimento é composto por 50 estruturas esféricas futuristas, cada uma com três andares. Cada “bola de golfe” tem uma área de apenas 55 metros quadrados, mas serve perfeitamente para um casal. 

Assim que se entra na base da construção, encontra-se uma escada em espiral que o leva até à parte mais arredondada. Já na parte de cima, a iluminação é garantida durante todo o dia, visto que há um espaço aberto com seis janelas redondas. A casa tem três andares e a escadaria passa pelo quarto, continua pela área da casa de banho e termina na cozinha e sala de estar, uma única divisão bastante espaçosa.

Apesar de ser pouco conhecida, mesmo após três décadas volvidas desde a inauguração, a vila continua a atrair turistas de todo o mundo. Desde a sua construção que as casas têm sido continuamente ocupadas, sendo que na altura custavam menos de 42 mil euros. Como funcionam apenas para habitação permanente, não é possível ficar alojado numa destas icónicas e peculiares casas em forma de golfe.

Como lá chegar

Para visitar este projeto futurista na Holanda, primeiro terá de apanhar um voo até Eindhoven. Encontra bilhetes de ida, com partida de Lisboa, desde 33€, e do Porto, a partir de 37€.

A maneira mais rápida para chegar até ao bairro de Maaspoort é de táxi, visto que a viagem demora apenas meia hora. Caso prefira ir de transportes, terá que apanhar dois autocarros e um comboio. 

Ao sair do aeroporto, deve dirigir-se a um autocarro 401, 400 ou 10, que o levará até à estação de Eindhoven. Aí, vai ter de entrar no comboio intercidades e sair em Hertogenbosch. Depois é só apanhar um último autocarro, que tem paragem no bairro. Assim que chegar lá, só precisa de seguir o GPS e andar 15 minutos. Não deverá ser difícil encontrar as casas. 

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor este incrível projeto futurista construído há quase 40 anos. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT