Viagens

Temperaturas acima dos 40 graus. Onda de calor na Grécia encerra Acrópole de Atenas

árias escolas foram encerradas e o ministério do trabalho recomendou o teletrabalho para os funcionários do setor público.
Estará encerradas das 12 às 17 horas.

A Acrópole de Atenas, situada no topo de uma colina rochosa, localizada no centro da capital grega, é um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. A antiga cidadela erguida no século V a.C. abriga vários edifícios e monumentos históricos, incluindo o famoso o Pártenon, o Erecteion, o Templo de Atena Niké e o Propileu.

Considerada o símbolo da democracia e da civilização grega antiga, é um importante ponto turístico e cultural da Grécia — e raramente fecha ao público. Contudo, desde terça-feira, 11 de junho, está parcialmente encerrada devido à onda de calor que assola o país. O ministério da cultura grego decretou o encerramento da Acrópole de Atenas entre as 12 e as 17 horas locais.

As previsões meteorológicas indicam que as temperaturas podem chegar aos 43 graus e, embora o país esteja habituado a ondas de calor, nos últimos dias têm sido tórridos. A situação critica estende-se a outras regiões do país, onde os termómetros devem registar valores acima dos 40.

O governo grego alertou a população para o risco de incêndio “muito elevado”, sobretudo em Ática, região que engloba a capital. Várias escolas foram encerradas e o ministério do trabalho recomendou o teletrabalho para os funcionários do setor público.

Esta não é a primeira vez que a Acrópole de Atenas encerra às visitas. O monumento esteve fechado em julho de 2023, durante uma onda de calor sem precedentes que durou duas semanas. No verão do ano passado, o país foi devastado por uma série de incêndios que destruíram cerca de 175 mil hectares.

O sítio arqueológico, classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1987, registou um recorde de visitantes em 2023. Recebeu quase quatro milhões de turistas, afluência que representou um aumento de 31 por cento em relação a 2022. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT