Viagens

Os 10 destinos nacionais mais procurados pelos portugueses para as férias de verão

Comporta, Odeceixe e Sines lideram a lista da plataforma online Airbnb. Saiba quais são os outros sete que fecham o top 10.
Fotografia do Município de Sines.

Na hora de escolher o destino da próxima viagem, pode haver uma tendência para optar por algo fora das fronteiras nacionais. Mergulhar em culturas totalmente opostas, provar sabores diferentes do habitual, sentir novos aromas, explorar paisagens difíceis de imaginar na realidade quando apenas as conhece através do ecrã são atrativos aos quais é difícil resistir.

Importa lembrar, contudo, que Portugal é, em si, um mundo, com muito para descobrir, pelo que também merece consideração no momento de traçar o roteiro para as férias que se avizinham. E caso lhe falte inspiração, pode sempre espreitar a a lista dos lugares em solo nacional mais procurados pelos portugueses, no Airbnb, para visitarem durante os dias de descanso.

No topo do ranking, encontra a Comporta, freguesia do distrito de Setúbal — curiosamente, é lá que fica uma das melhores casas de praia onde se instalar neste verão, pelo menos de acordo com a “Condé Nast Traveller”, uma das revistas de viagens mais lidas do mundo. No final de 2021, a popular Praia da Comporta, que tem boas condições para a prática de kitesurf, ganhou ainda mais um atrativo: um passadiço que o conduz, precisamente, ao areal mais famoso do Alentejo.

Odeceixe, em Faro, que até ficou mais doce com a abertura da chocolataria Leonidas, o novo novo paraíso do chocolate belga; e Sines, também em Setúbal, onde está a nascer um Observatório do Mar com o objetivo de levar os visitantes num passeio pelo imaginário oceânico local, desde as aventuras de Vasco da Gama até à pesca tradicional, são os outros destinos costeiros que compõem o pódio do ranking de pesquisas da plataforma online.

Funchal, na Madeira, ocupa o quarto lugar da lista. Segundo um estudo da aplicação de idiomas Preply, que considera fatores como o acesso à educação, à saúde e o estilo de vida, esta é a melhor cidade europeia para constituir família. Caso só queira mesmo relaxar, a Atlantis Beach Cave, uma incrível gruta com 300 anos, é uma excelente opção para passar a noite.

De volta a Faro — o destino mais popular da lista (aparece quatro vezes) — é Olhos de Água que conquista a quinta posição. Por lá, encontra uma bonita “praia de areia dourada com arribas calcárias e formações rochosas muito recortadas que geram leixões, sapas, arcos, reentrâncias e pequenas enseadas abrigadas, sobretudo no troço poente do areal”, como bem descreve a Câmara Municipal de Albufeira.

O município explica ainda que “a praia deve o seu nome às nascentes de água doce que brotam do areal e são visíveis junto ao mar, em situação de baixa-mar”. Na faixa inter-marés, é possível observar lapas, burriés, cracas, anémonas e algas coloridas, acrescenta.

Carregue na galeria para descobrir o top 10 de destinos portugueses que são tendência na Airbnb para este verão. Talvez se surpreenda com algum.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT