Viagens

Os destinos que tem mesmo de conhecer em 2022, segundo o guia turístico Lonely Planet

As Ilhas Cook, Westfjords e Auckland lideram as categorias países, regiões e cidades, respetivamente. Faça as malas.
Ilhas Cook.

Se não gosta de perder tempo e quer começar o ano a planear as viagens para os próximos tempos — sempre que a pandemia as permitir e tendo em conta os cuidados a que obriga —, temos boas notícias. A Lonely Planet já lançou o seu tradicional livro anual de melhores destinos. Nele encontra toda a inspiração de que precisa para preparar os roteiros a percorrer em 2022.

No momento em que o coronavírus continua a “impactar o mundo”, o guia turístico diz continuar a esforçar-se para “equilibrar viagens e segurança” com “um sentido de cautela” que acompanha o “infinito desejo de viajar”. Assim, as recomendações que preparou são “tanto uma lista de desejos para o futuro quanto uma lista de lugares para visitar agora mesmo.”

Países, regiões e cidades são as categorias em que o Best in Travel 2022 se divide, oferecendo “uma amplitude de experiências de tirar o fôlego, para inspirar e empolgar.”

A primeira secção é liderada pelas Ilhas Cook, um arquipélago de 15 ilhas descritas como “gotas de terra ao longo de dois milhões de quilómetros quadrados de Pacífico azul e selvagem”. A meio caminho entre a Austrália e a costa oeste da América do Sul, têm tanto de “remotas” como de “acessíveis, modernas e tradicionais”. Seguem-se Noruega, ilha Maurícia, Belize, Eslovénia, ilha de Anguila, Omã, Nepal, Malawi e Egito.

Entre as regiões, destacam-se as paisagens islandesas de Westfjords. A região montanhosa, visitada por apenas 10 por cento dos turistas que vão ao país, de acordo com o Lonely Planet, tem praias, fiordes e cachoeiras. Os Fiordes Ocidentais são mesmo o local “onde as dramáticas paisagens islandesas alcançam o seu clímax e o turismo em massa desaparece”, descreve.

Virgínia ocidental (Estados Unidos), Xishuangbanna (China), Costa de Kent (Reino Unido), Porto Rico (Estados Unidos), Shikoku (Japão), deserto do Atacama (Chile), Scenic Rim (Austrália), ilha de Vancouver (Canadá) e Borgonha (França) encerram o top.

Na categoria de cidades, Auckland conquistou o primeiro lugar. Além de uma vida urbana animada, a cidade neozelandesa mais populosa tem também acesso fácil a praias e reservas naturais. Taipé (Taiwan), Friburgo (Alemanha), Atlanta (Estados Unidos), Lagos (Nigéria), Nicósia (Chipre), Dublin (Irlanda), Mérida (México), Florença (Itália) e Gyeongju (Coreia do Sul) completam a lista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT