Viagens

Países Baixos querem dar subsídio de 200€ a jovens que escolham viver perto de idosos

O governo quer levar pessoas entre os 18 e 30 anos para os complexos residenciais dos mais velhos. O objetivo é combater a solidão.
É uma proposta curiosa

O governo dos Países Baixos tem um plano para tentar resolver dois problemas de uma só vez. A proposta apresentada nos últimos dias e que se encontra em discussão pública antes de ser viabilizada promete dar um desconto às rendas dos jovens, a troco de um maior apoio à comunidade sénior.

Segundo a proposta, os jovens entre os 18 e os 30 anos poderiam beneficiar de um desconto de 200 euros na renda mensal, caso pretendam viver em espaços em complexos residenciais para idosos. Essa seria uma forma de ajudar a combater a solidão desta comunidade. O desconto também será atribuído a quem ajudar nas tarefas domésticas.

Trata-se de uma estratégia para “promover a coexistência intergeracional” e para combater as dificuldades sentidas no país nos cuidados e apoio à população idosa. Pelo caminho, ajuda-se a geração mais jovem, sufocada com o aumento dos custos da habitação. A proposta estará em consulta pública até 23 de junho. Até lá, serão aceites propostas de alteração, antes da viabilização.

Entre os cenários abrangidos por este subsídio estão, por exemplo, complexos habitacionais ou lares que providenciem habitações a pessoas até 30 anos e, dessa forma, poderão receber um subsídio de 200 euros do Estado por cada quarto alugado a um jovem que aceite colaborar e apoiar a comunidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT