Viagens

Palácio sobre rodas: o comboio de luxo que percorre Andaluzia está de volta

O Al Andalus é comparado ao Expresso do Oriente e é um dos comboios turísticos de luxo mais famosos do mundo.
É mesmo um luxo.

Os comboios fazem parte da nossa história e imaginário desde miúdos e as versões de luxo estão incluídas em muitas listas de sonhos a cumprir. Num mundo cada vez mais preocupado com questões de sustentabilidade, onde as viagens aéreas deixaram de ser tão desejáveis, as ferrovias começam, cada vez mais, a ser a nova plataforma para viajantes que não se importam de um regresso a um passado onde tudo era feito de forma mais lenta.

Uma dessas viagens acontece a bordo do Al Andalus, comboio inspirado nos anos 20 que transporta os passageiros pelo sul de Espanha com todo o tipo de luxo — e que regressou aos carris no final de março. Dizem ser o “Expresso do Oriente” espanhol e um verdadeiro “palácio sobre rodas”.

Cinco das suas carruagens foram construídas em França nos finais dos anos 1920 e circulavam pelos carris que atravessavam o país, desde Calais a Côte d’Azur, com os membros da monarquia britânica a bordo. A decoração, ao estilo da Belle Époque, ainda hoje é visível, com elementos mais modernos pelo meio, para garantir o conforto do século XXI.

Se antes era utilizado nas deslocações de veraneio da monarquia britânica, hoje em dia o propósito não é assim tão diferente. Em 1983, a Renfe lançou o comboio turístico Al Andalus com o objetivo de o tornar numa referência no turismo ferroviário e explorar os atrativos da Andaluzia. 

Na década seguinte, o Al Andalus consolidou o seu prestígio e colocou-se entre os melhores comboios turísticos do mundo, até que deixou de prestar serviço em 2004. Oito anos depois, em 2012, após uma profunda remodelação, foi relançado. Desde então que circula pelos carris apenas em datas específicas, agora com uma imagem renovada.

A temporada de 2024 arrancou no dia 31 de março, mas há várias datas disponíveis até 3 de novembro. Cada viagem tem a duração de sete dias e seis noites e percorre a região da Andaluzia, entre Sevilha e Málaga, passando por Cádiz, Granada, Jaén e Córdoba.

Ao contrário de outros comboios do género, o Al Andalus, com 450 metros de comprimento, fica parado durante a noite nas estações para facilitar o descanso dos viajantes. Mais do que ver as paisagens a partir da janela, os passageiros têm a oportunidade de sair das carruagens para explorar os locais através de autocarros e guias.

Logo no primeiro dia, por exemplo, ainda antes de embarcarem, terão oportunidade de visitar o centro histórico de Sevilha, a capital da Andaluzia, e conhecer a Catedral e o Alcácer Real, um maravilhoso conjunto de palácios com jardins incríveis. 

O segundo dia será passado a conhecer o centro histórico de Cádiz, antes de seguir viagem até Jerez, o destino principal do terceiro dia do itinerário. Aqui, o roteiro passa por visitar uma vinha, com provas pelo meio, e assistir ao espetáculo equestre “Como Dançam os Cavalos Andaluzes”.

A viagem segue depois até Ronda, que faz parte da rota das belas Aldeias Brancas. O guia vai levá-lo a passear pela Alameda del Tajo, pela Ponte Nova e pela Ponte Velho, bem como a praça de touros mais antiga de Espanha e o Palácio Mondragón.

Já no dia seguinte, a manhã é passada a conhecer Córdoba e a sua impressionante mesquita, enquanto que da parte da tarde o comboio vai levá-lo até Uber e Baeza. Um dos mais aguardadas é a sexta etapa, altura em que os passageiros podem conhecer o interior do lugar mais visitado de Espanha: a Alhambra, em Granada. A viagem termina em Málaga, onde ainda terão oportunidade de visitar a sua Alcazaba, fortificação palaciana da época muçulmana.

Composto por 15 carruagens, tem capacidade máxima para receber 60 passageiros. As carruagens que outrora eram utilizados pelos membros da monarquia britânica são atualmente os espaços comuns: dois restaurantes (o Alhambra e o Gibralfaro), um bar chamado Giralda e um salão, o Medina Azahara. Todos funcionam 24 horas por dia para que os passageiros tenham sempre disponíveis os serviços de bar, revistas, biblioteca e televisão.

As outras sete carruagens são destinadas ao uso privado dos viajantes. Há um total de 30 quartos, sendo que 10 são Grand Class e os restantes 20 são Deluxe Suites. Estes últimos têm uma área de 8,5 metros e uma cama de casal, enquanto os primeiros são ligeiramente mais pequenos, com 6,5 metros quadrados e duas camas de solteiro. Ambas têm casas de banho privativas. 

O Al Andalus dispõe ainda de uma carruagem na qual foi instalada uma cozinha que prepara todas as refeições servidas a bordo. O conforto, a opulência, a gastronomia e a diversidade de destinos fez com que se tornasse uma referência internacional no segmento de comboios turísticos de luxo.

Ainda há várias datas disponíveis online. Os preços começam nos 5.600€ por pessoa. O valor inclui o alojamento, refeições, atividades a bordo (como performances ao vivo e festas no bar), excursões, entradas para museus, monumentos e espetáculos.

Como lá chegar

Pode apanhar o comboio tanto em Sevilha como em Málaga, uma vez que partem de ambos os sentidos. Caso escolha Sevilha, pode optar ir de carro (cerca de 4h30 de Lisboa) ou de avião. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 30€.

Carregue na galeria para conhecer melhor o incrível “Expresso do Oriente” espanhol.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT