Viagens

Paris impõe velocidade máxima de 30 km/h nas ruas da cidade

A nova regra aplica-se à maioria das estradas da capital francesa e entra em vigor já na segunda-feira, 30 de agosto.
Menos ruído, mais segurança.

Com o objetivo de diminuir a poluição, o ruído, e apostar na segurança, a maioria das ruas de Paris vai ver a velocidade máxima de circulação limitada a 30 quilómetros por hora. As medidas entram em vigor já na segunda-feira, 30 de agosto.

A agência de notícias “Efe” escreve este domingo, 29 de agosto, que só em algumas ruas principais da capital parisiense vai ser possível conduzir até ao máximo de 50 quilómetros por hora. Nas estradas periféricas da capital francesa a velocidade máxima irá manter-se nos 70 quilómetros por hora.

Nos últimos anos Paris tem apostado em criar mais lugares de estacionamento e desenvolveu já cerca de mais 60 quilómetros de ciclovia. Está também em debate a possibilidade de, já no próximo ano, todo o centro histórico passar a estar vedado a carros, exceto em trabalhos de serviço e para os residentes.

Uma sondagem do “Le Parisien”, divulgada este domingo e que contou com mais de mil parisienses, salienta que cerca de 60 por cento das pessoas que vivem na cidade são favoráveis às maiores restrições ao trânsito, não só pela preocupação com matérias como as alterações climáticas mas também para garantir maior segurança rodoviária, em particular a crianças, idosos e ciclistas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT