Todos os anos, os óscares do turismo voltam a distinguir os melhores locais do mundo para visitar. Falamos dos World Travel Awards, cuja grande final decorreu na passada sexta-feira, 11 de novembro, em Muscat, no Omã. Entre a lista de vitoriosos da noite, está a cidade do Porto, que venceu a categoria de Melhor Destino de Cidade da Europa 2022.
Na edição anterior da premiação, o Porto já tinha sido eleito o melhor destino de cidade na Europa. Desta vez, o distrito estava a competir para ser distinguido como Melhor Destino com Herança do Mundo e Melhor Destino de Cidade no Mundo, triunfando na segunda.
Na mesma categoria, concorriam Acapulco, Cancún e Mazatlán, todas no México, Bogotá, na Colômbia, Quito, no Equador, a Cidade do Cabo, na África do Sul, Nairobi, no Quémia, o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Las Vegas, Miami e Nova Iorque, nos Estados Unidos, Hanoi, no Vietname, Hong Kong, na China e Melbourne e Sydney, na Austrália.
Disputavam ainda a vitória Queenstown, na Nova Zelândia, Marraquexe, em Marrocos, Londres, no Reino Unido, Lyon, em França, e a capital portuguesa, Lisboa. No entanto, desta vez, foi a cidade nortenha que se destacou.
A votação para eleger o vencedor decorreu até ao dia 20 de outubro, através de uma plataforma online. O objetivo dos World Travel Awards passa por reconhecer a excelência e viagem no mundo das viagens e do turismo, contando com a votação de profissionais, da comunicação social e de consumidores da indústria de todas as partes do mundo.