Tudo começou com um blogue de viagens; depois, vieram uma série de entrevistas diárias durante o confinamento (que ainda continuam), dedicadas às mulheres. E agora o sonho cresce para primeira agência de viagens em Portugal, totalmente dedicada ao universo feminino.
A 8 de março de 2021 — Dia Internacional da Mulher — foi lançado em Portugal o site Mulheres em Viagem, uma comunidade pensada no feminino e que, em breve, vai funcionar também como a primeira agência de viagens no País, apenas de e para mulheres.
A autora de ambos os projetos é Susana Ribeiro: jornalista, comunicadora, viajante e fundadora do popular site de viagens Viaje Comigo, além de autora e entrevistadora da tais das “Conversas do Confinamento”. A ela juntou-se Rafaela Santiago, formadora de inglês, viajante e colaboradora de ambos os sites. De resto, fazem mais parte desta comunidade “todas as mulheres que se juntarem a nós”, frisa.
O Mulheres em Viagem “é uma comunidade online de e para todas as mulheres; onde os mais diversos temas do Universo Feminino são abordados, e onde o Feminismo e a luta pela Igualdade de Género são também discutidos”, conta a jornalista de 45 anos à NiT. A plataforma é um site “filho da pandemia”, que começou a ser construído em pleno segundo confinamento geral, apesar de a ideia já ter alguns anos nos planos das mentoras.
A plataforma tem como objetivo ser um ponto de encontro online; de discussão de temas ligados ao universo feminino. Terá encontros virtuais e presenciais, quando a pandemia permitir; e irá incluir então, em breve, a primeira agência de viagens, totalmente dedicada a mulheres. “Algo que já existe noutros países, mas em Portugal ainda não”, diz Susana. E explica como tudo aconteceu.
“Uma vez que no site Viaje Comigo o meu público é quase 70 por cento feito de mulheres, o meu conteúdo era cada vez mais dirigido ao público feminino – algo que não é de estranhar, uma vez que os leitores identificam-se com a bloguer de viagens — e havia uma série de temas que íamos discutindo durante as viagens”, explica a produtora de conteúdos. Esses temas, estão agora no Mulheres em Viagem, diz a sua fundadora, frisando acreditar que tudo faz parte, conjugado, da nossa vida: “sexualidade, desenvolvimento pessoal, saúde, beleza, maternidade, etc.”, explica Susana Ribeiro.
Depois de um ano em que viu o seu trabalho como tour líder parado, Susana decidiu desta forma reinventar-se e aproximar-se assim ainda mais das suas leitoras e seguidoras. A base deste novo site Mulheres em Viagem foram as “Conversas do Confinamento”: assim que Portugal entrou num novo confinamento, a 15 de janeiro de 2021, Susana lançou uma série de entrevistas diárias, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas. “Mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no autoconhecimento e nas viagens, claro!”, frisa a autora. E acrescenta: “neste momento já temos mais de 40 entrevistadas e vamos continuar.”
O objetivo era, e é, partilhar histórias e entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração, durante todo o confinamento. Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, com este nome não apenas pelo tema mas “porque a vida é uma viagem”, diz.
Aqui, todas as mulheres são iguais e tratadas por tu. “Somos próximas. Sentimos as dores umas das outras; damos a mão; ensinamos; aprendemos; somos alunas e professoras; e crescemos juntas. Por isso, não é por acaso que lançamos este site no Dia Internacional da Mulher”, diz ainda Susana Ribeiro.
Habituada a viagens como forma de vida, Susana diz à NiT que neste momento, está no Porto, em casa. No fim do confinamento voltará a viajar mas não tem ainda destino escolhido. Como os empregos de bloguer de viagens e tour líder estão parados, Susana conseguiu, além de criar as novas plataformas, continuar a fazer conteúdos de viagens e turismo no Viaje Comigo. E ainda dar formação e workshops de escrita online.
Sobre o site, Susana diz que planeava lançar este Mulheres em Viagem no final do mês de março mas decidiu antecipar a data para coincidir com o Dia Internacional da Mulher.
A agência, acrescenta, será formalizada e inaugurada com o suporte de outras pessoas do setor e com as quais até já tem trabalhado. “Na verdade, muitos dos meus grupos de viagens já eram só com mulheres. Agora, ter uma agência só dedicada a isso é que é a primeira”, reitera.
E acrescenta: “Quero levar grupos de mulheres aos locais que tenho visitado, desde o Minho à Beira Baixa e do Algarve aos Açores, são tantos locais que não consigo colocar aqui todos”. A ideia é estar a funcionar já no verão.
As viagens que estarão disponíveis e que liderará serão semelhantes, garante, às que tem feito até aqui. “Quando as mulheres viajam em grupo, por norma, é porque adoram viajar e não têm companhia e/ou não querem viajar sozinhas. Sei o que elas sentem, porque eu já fui assim, até começar a viajar sozinha. Serão viagens de descoberta de Portugal e, depois, do resto do mundo. E quando uma mulher se descobre nas viagens ela fica com muito maior autoconhecimento de si mesma, mais segura e… é como uma bola de neve… viajar é uma forma de desenvolvimento pessoal, sem dúvida”, conclui.
Numa primeira fase, neste verão, serão grupos pequenos, devido às condições de segurança e higiene necessárias. E quem quiser viajar com grupo mistos, também poderá: “continuarei a ter, porque sou tour líder da agência Leva-me do João Cajuda”, que a NiT também já noticiou.
Finalmente, para quem já se quiser juntar à comunidade e conhecer todas as novidades, Susana deixa a dica: “O Mulheres em Viagem não tem redes sociais (uso as do Viaje Comigo para algumas publicações); mas, para já, é “back to basics”: pode-se comentar e deixar sugestões nas caixas de comentários e inscreverem-se na newsletter para receberem informações e pertencerem à comunidade. Quando houver viagens ou eventos, online ou presenciais, saberão logo pelo email”.