Dias depois do anúncio da entrada de Portugal na lista de países considerados de maior risco para a Suíça — e portanto com maiores restrições na entrada — dá-se uma aparente inversão.
Segundo a Embaixada da Suíça em Portugal, numa partilha nas suas redes sociais, “as autoridades suíças decidiram eliminar, a partir do dia 4 de dezembro às 0h00, a quarentena, à chegada à Suíça”.
De acordo com a mesma publicação, “novas medidas preventivas foram introduzidas, que entram em vigor nessa mesma data: todas as pessoas oriundas de Portugal, incluindo as pessoas vacinadas ou recuperadas, têm que apresentar um teste PCR negativo e deverão fazer um segundo teste, PCR ou antigénio, entre o 4.° e o 7.° dia na Suíça. Todos os testes serão realizados à custa dos passageiros envolvidos”, adiantam no mesmo texto não sendo, ainda, conhecidos mais detalhes.
A decisão de colocar Portugal na lista de maior risco da Suíça — com os viajantes obrigados a teste e quarentena — foi anunciada no passado dia 30 pelo Ministério da Saúde suíço, com vista a conter a Ómicron.
Segundo a “CNN Portugal“, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas já confirmou ter recebido esta indicação por e-mail, estando ainda a aguardar o comunicado oficial.