Porquê escolher entre praia e piscina quando se pode ter tudo ao mesmo tempo? Há quem diga que as piscinas oceânicas oferecem o melhor dos dois mundos: água fresca e salgada do mar, sem as ondas e correntes que aterrorizam aqueles que não sabem nadar. Agora, já pode ter essa experiência num dos destinos paradisíacos mais adorados pelos turistas.
Embora sejam comuns em vários países da Europa (incluindo em Portugal), estas maravilhas naturais ainda eram “desconhecidas” nas Caraíbas — até este ano. O Wyama Resort + Villas, um empreendimento de luxo nas Ilhas Turcas e Caicos, inaugurou em agosto a primeira piscina oceânica da região, na famosa praia Sunset Cove. Está rodeada de palmeiras recém-plantadas e tem 362 metros quadrados.
Com 40 metros de comprimento, é reabastecida com água do oceano, o que significa que a profundidade acaba por depender das marés naturais, nunca ultrapassando os três metros. O fundo é “macio e arenoso” e, segundo o resort, uma das melhores alturas para ir a banhos é durante a maré alta, quando as paredes de pedra natural desaparecem e a estrutura se confunde com o Atlântico.
A ideia de criar ali a primeira piscina oceânica das Caraíbas foi do proprietário do resort, Bruce Maclaren, um empresário do Canadá que viveu décadas na Austrália, onde estas piscinas naturais são bastante comuns. “Embora não sejam apenas uma coisa australiana, inspiram um tipo de fervor quase fanático. Agora, mais do que nunca, são o centro das atenções. Talvez seja por causa do Instagram — são sedutoras para fotografar —, mas, tendo experimentado os seus benefícios, pensei que podíamos fazer isto aqui”, contou à “Forbes”.
A construção da piscina implicou escavar mais de 1.500 toneladas de rocha, para criar uma parede que ajudasse a diminuir o impacto das ondas. Ancorada na icónica costa, foi construída precisamente para facilitar um encontro íntimo com a paisagem, ao mesmo tempo que oferece águas seguras e tranquilas. “Com vista para a baía e para a falésia, é difícil imaginar um cenário mais relaxante para começar ou terminar o dia”, garante o proprietário.
No local, existe ainda um deck de madeira que atravessa a estrutura, oferecendo assim um ambiente sereno onde os hóspedes podem descansar ao sol com uma bebida na mão. Agora, o próximo passo é abrir um novo restaurante à beira-mar e disponibilizar passes diários para mergulhar no novo spot instagramável das Ilhas Turcas e Caicos — por enquanto, é exclusiva para as pessoas que estão hospedadas na unidade hoteleira.
O Wymara Resort, inaugurado em 2009, fica localizado apenas a 15 minutos da Grace Bay Beach, muitas vezes considerada “a melhor praia do mundo”, e dispõe de 91 quartos e suites, uma piscina infinita, um spa, além de restaurantes e bares. A uma curta distância de carro, encontram-se as elegantes e modernas villas, que ficam perto da Sunset Cove. Aqui, os hóspedes podem ainda usufruir de um ginásio com uma piscina olímpica de 25 metros, sauna, campos de ténis e pickleball.
Se gostava de ficar hospedado numa das unidades de alojamento, os preços por noite começam nos 889€. As reservas podem ser feitas online.
Como lá chegar
Primeiro, terá de apanhar um avião até ao Aeroporto Internacional de Providenciales, nas Ilhas Turcas e Cairos. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 876€. A viagem até ao resort demora cerca de 10 minutos de carro.
A seguir, carregue na galeria para conhecer o famoso resort das Caraíbas e a nova piscina oceânica.