Viagens

Quanto custa um bilhete para fazer um voo igual ao de Richard Branson?

O projeto de sonho do bilionário pode ser, também, um setor de lucros multimilionários muito em breve. Interessados não faltam.
Branson foi o primeiro turista espacial.

Era um sonho antigo de Richard Branson e, agora que foi realizado com sucesso é, nas palavras do próprio, o “despontar de uma nova era”. Este domingo, 11 de julho, o bilionário e fundador da Virgin fez história ao tornar-se o primeiro turista espacial do mundo, como sempre idealizou. A partir de agora, abre-se um novo mundo e não faltam interessados para experimentar — só precisam de ter fundos de lado.

Passavam poucos minutos das 16h40 deste domingo, 11 de julho, hora em Portugal, quando aterrou no Novo México, nos Estados Unidos da América, o veículo que transportou o primeiro turista espacial, Richard Branson. A partida da VSS Unity, da Virgin Galatic, foi atrasada por duas horas, mas a viagem foi um sucesso. 

O lançamento do veículo foi feito pelas 15h30, hora portuguesa. O bilionário seguiu juntamente com uma tripulação. No total a viagem durou 90 minutos. No espaço, Branson teve direito a quatro minutos de gravidade zero fora do respetivo lugar. O evento foi transmitido em direto na página de YouTube da Virgin Galatic e contou com milhares de visualizações. Desde a partida, ao momento da gravidade zero e até ao regresso foi possível acompanhar todos os detalhes desta viagem ao espaço.

“Parabéns a toda a equipa maravilhosa da Virgin Galactic por 17 anos de trabalho árduo para nos trazer até aqui”, disse o bilionário nas transmissões ao vivo, acrescentando depois, aos jornalistas, que “como a maioria das crianças, esperava por este momento desde que era pequeno”.

A Virgin Galatic pretende começar a fazer viagens espaciais e esta serviu como um teste, logo com um dos fundadores da empresa. Ao que parece, Richard Branson tentou, e conseguiu mesmo, passar o bilionário Jeff Bezos, da Amazon, que tem agendada uma viagem espacial para 20 de julho com a sua empresa, a Blue Origin.

As viagens espaciais podem ser assim um enorme negócio do futuro: sendo já certo que serão um negócio milionário e que interessados não faltam. Segundo a “Insider“, 600 pessoas já reservaram bilhetes para voar para o espaço com a Virgin Galactic, incluindo celebridades como Tom Hanks, Leonardo DiCaprio, Justin Bieber e Lady Gaga. Algumas já compraram os seus bilhetes há largos anos.

Além das 600 pessoas de 58 países que já compraram as passagens, mais umas mil terão feito depósitos para garantir um lugar quando as vendas retomarem, o que acontecerá agora após o voo de Branson.

Os preços é que são mesmo para quem pode: cerca de 250 mil dólares, ou aproximadamente 210 mil euros. Por uma experiência de uma vida e uns minutos no espaço, aparentemente, mas não só.

Novo segmento das viagens.

A revista adianta que quem for à experiência começa tudo numa enorme e luxuosa plataforma chamada ” Gateway to Space”, onde os futuros astronautas podem levar a suas famílias para conviver com pilotos e engenheiros num ambiente de topo.

Além disso, a compra da passagem inclui equipamentos de voo personalizados da Under Armour com crachás e bandeiras nacionais, bem como um programa de treino de dois dias, entre mimos como ofertas e passeios de balão de ar quente, no final.

A empresa afirma que pretende lançar até 400 voos por ano, transportando até seis passageiros e dois pilotos cada, partindo e aterrando na base do Spaceport America, no Novo México, EUA.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT