Viagens

Quem viajar de Portugal para França tem de realizar um teste até 24 horas antes

As novas regras já entraram em vigor este fim de semana. Espanha também foi incluída nestas normas francesas.
Medidas em vigor já este fim de semana.

As autoridades francesas incluíram Portugal numa lista de países onde as pessoas que não têm a vacinação completa devem apresentar um teste realizado até 24 horas antes do voo de partida. A medida foi anunciada na quinta-feira, 15 de julho, à antena da “Franceinfo” pelo secretário de Estado de Assuntos Europeus, Clément Beaune, o mesmo governante que já tinha avisado mais no início do mês que os residentes em França que ainda não tinham marcado férias deviam evitar Portugal. As novas restrições entraram em vigor já este fim de semana, de 17 e 18 de julho, depois de terem sido legisladas na sexta-feira, 16 de julho.

Espanha também passa a fazer parte desta lista que inclui países como o Reino Unido e a Grécia. Antigamente, o prazo para fazer um teste com resultado negativo ao vírus que causa a Covid-19 era de 48 horas.

A medida é mais uma restrição que afeta a circulação entre Portugal e França, que costuma ser especialmente intensa nos meses de verão, entre turismo e visitas de emigrantes. O mesmo responsável confirmou que o teste negativo ou o plano de vacinação substituem a necessidade de isolamento à chegada, dado tratarem-se de cidadãos da União Europeia.

A vaga recente de novos casos na Europa tem sido atribuído à crescente importância nos números por parte da variante Delta. Especialistas preveem que, até final de agosto, esta variante seja responsável por mais de 90 por cento dos casos na Europa, sendo que já atingiu precisamente esse grau de relevância nos novos casos em países como o Reino Unido e Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT