viagens

Quem viajar para os Açores tem de apresentar teste negativo à Covid-19 no embarque

A medida entra em vigor esta sexta-feira. Os testes devem ser feitos 72 horas antes da partida para o arquipélago.

A partir desta sexta-feira, 20 de novembro, quem viajar para os Açores vai ter de apresentar um teste negativo à Covid-19 logo no embarque feito no local de origem. A medida já tinha sido aprovada no conselho do governo no início do mês, mas ainda não tinha sido anunciada a data em que entrava em vigor.

O comprovativo deve apresentado em formato digital ou em papel antes da entrada no avião que tem como destino os Açores. O resultado tem de ser negativo e o teste terá de ser feito nas 72 horas antes da partida. Apenas os miúdos até 12 anos não estão obrigados a fazer-se acompanhar deste documento na altura do embarque.

Esta exigência será feita pelas companhias aéreas que fazem ligações até ao arquipélago. O decreto em que foi divulgada esta medida prevê ainda a suspensão do Voucher Destino Seguro Açores. Neste caso, era dado um vale de 35€ aos passageiros que podia ser usado na compra de bens e serviços na região.

Esta medida irá vigorar durante todo o período de estado de emergência. Por isso, a manterem-se as renovações, continua a obrigatoriedade destes testes para viajar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT