“A vida são dois dias e o Carnaval são três.” Este provérbio português descreve na perfeição um dos Entrudos mais icónicos e mágicos do mundo, onde os festejos duram mais de duas semanas. Qualquer altura é boa para visitar Veneza, mas durante as festividades carnavalescas a cidade italiana ganha outra magia. Os carros alegóricos dão lugar às gôndolas, que navegam pelos canais com muitos foliões, como manda a tradição.
Este ano, as comemorações arrancaram oficialmente no sábado, dia 4 de fevereiro, e desde então, Veneza tem recebido ainda mais turistas em busca de uma experiência única. Até ao dia 21 de fevereiro, vão recriar-se rituais e tradições antigas, como os famosos passeios de gôndolas, um dos grandes destaques deste Carnaval.
O tradicional desfile de abertura marcou o início do evento e levou as embarcações a remo pelo Grande Canal, da estação de Santa Lúcia até à bacia de São Marcos, onde artistas, cores, jogos de luz e música que se juntaram numa verdadeira performance flutuante.
A viagem começou por volta das 20h30 e durou cerca de uma hora, com as gôndolas a exibirem os símbolos típicos do Carnaval. O objetivo deste primeiro espetáculo é transportar o público para o ambiente festivo, quase como se fosse um verdadeiro teatro sobre água. Este ano, com o tema “Sonhadores Originais”, o barco principal estava mascarado de unicórnio, a criatura mágica que levou os visitantes ao fantástico mundo do Carnaval de Veneza.
Já na manhã de domingo, dia 5, aconteceu o desfile de embarcações que atravessa todo o Canal Grande até chegar ao famoso rio Cannaregio. Entre centenas de balões coloridos, mais de 100 gôndolas com mais de 800 foliões a bordo, foi um “desfile maravilhoso”, com “tradições e cores que se misturaram para dar vida a este evento”, disse o diretor artístico Massimo Checchetto.
A procissão foi acompanhada por canções típicas venezianas e quem a liderou foi um barco decorado com a “Pantegana”, uma ratazana de 7 metros de comprimento que se tornou um dos símbolos do Carnaval veneziano. A festa continuou e, no final, foram premiados os barcos mais originais e bem decoradores: um grupo cuja tripulação estava vestida de Teletubbies; um grupo de mulheres vestidas apenas de Pierrot (uma personagem tradicional na pantomima francesa, geralmente caracterizada pela roupa branca e cara pintada de branco); e um barco com uma tripulação mascarada de baralho de cartas.
🛶Continua il tradizionale corteo acqueo del #CarnevaleVenezia2023
🎭Sfilano lungo il Canal Grande barche a remi mascherate, capitanate dalla famosa “Pantegana” pic.twitter.com/0d05AsgOzj
— Carnevale di Venezia (@Venice_Carnival) February 5, 2023
Além do Grande Canal, as praças e ruas da cidade italiana também se encheram de espetáculos e foliões. O Venice Carnival Street Show invadiu o centro histórico com espetáculos de mímicos, palhaços, músicos, mágicos e contadores de histórias.
Nesta edição, não aconteceu o famoso Vôo do Anjo, que era um dos destaques do festival, onde uma jovem escolhida como “Marie” teatralizava uma cena antiga, deslizando pelo ar num equipamento preso a um cabo da torre do sino de 99 metros da Basílica.
Depois deste primeiro fim de semana, as festividades vão continuar em Veneza até dia 21 de fevereiro. No próximo sábado, por exemplo, vão ser apresentadas ao público as 12 Marias do Carnaval de 2023, uma das tradições favoritas dos venezianos e dos turistas que visitam a cidade nesta época. A cerimónia relembra um episódio do século IX, em que a população de Veneza libertou 12 raparigas que tinham sido prometidas como esposas do Doge de 1039, Pietro Candiano III.
Neste dia, as 12 Marias vão desfilar vestidas com trajes históricos em gôndolas ao longo do Canal Grande para chegar a Praça São Marco, onde serão apresentadas ao público. Depois, no último dia do evento, haverá a tradicional apresentação da vencedora.
O Carnaval de Veneza é um dos mais antigos do mundo e foi criado em 1162, um dia depois de uma vitória militar, quando centenas de venezianos terão invadido a Praça de São Marcos em festa. Se gostava de viver esta experiência única, ainda vai a tempo: de 11 a 16 de fevereiro, há voos de ida e volta a 78€ com partida de Lisboa.
De seguida, carregue na galeria para ver como foi o primeiro fim de semana de festividades.