Viagens

Este recanto é o segredo mais bem guardado da Serra da Estrela

Fica a cinco minutos da Torre e tem até uma romaria anual.
Imagem do Estrela Geopark partilhada no Instagram.

A Serra da Estrela é um destino que atrai muitos turistas nacionais durante todo o ano e em especial quando neva. Na visita à serra não falta a típica subida à Torre, seja por tradição, para desportos, para mostrar neve aos miúdos ou até para fazer algumas compras no centro comercial que lá está instalado.

Nesta viagem até ao ponto mais alto de Portugal Continental, pode passar por um santuário fantástico. Mas será que já reparou nele? Chama-se Nossa Senhora da Boa Estrela e é uma escultura enorme feita na rocha que vale mesmo a pena conhecer — quando se puder passear livremente, claro.

Aos olhares mais distraídos pode até passar despercebida entre as outras rochas, mas está lá. Curiosamente, uma fotografia do local, coberto de neve, partilhada pelo grupo Montanhas do Norte no Facebook a 16 de janeiro fez sucesso nas redes sociais. Com mais de 3,3 mil gostos e mais de mil partilhas, a imagem tornou-se mesmo viral.

Para situar melhor esta instalação, fica no lugar de Covão do Boi, na Estrada Nacional 339, na direção das Penhas da Saúde para a Torre, e vai encontrá-la do lado direito, cerca de dois quilómetros antes de chegar a esse ponto mais alto da Serra da Estrela.

“Inaugurada em 1946, a escultura com mais de sete metros de altura foi elaborada por António Duarte, partindo da intenção do pároco local em prestar homenagem à santa protetora dos pastores, que enfrentam há séculos as intempéries da agreste região”, explica a página do Visit Covilhã.

A ideia era mesmo que, além de prestar homenagem à santa, a sua imagem fosse vista por muita gente, como é o caso dos milhares de pessoas que todos os anos visitam a Serra da Estrela e em particular a zona da Torre.

🌲 Senhora da Boa Estrela – Serra da Estrela 🏔️Com mais de 7 metros de altura, na Serra da Estrela, centro de Portugal,…

Posted by Montanhas do Norte on Saturday, January 16, 2021

 

De facto, é até comum encontrar vários carros encostados à berma para que os viajantes possam observar melhor, tirar algumas fotografias ou até descer as rochas até junto da escultura.

De acordo com o blogue “Memórias da Covilhã”, a festa em honra da Nossa Senhora da Boa Estrela realiza-se todos os anos no segundo domingo de agosto e atrai sempre muita gente. Os fiéis vão até ali para ouvir a missa e depositar flores junto a uma cruz de madeira construída por Manuel Figueiredo.

Segundo a lenda, a Senhora da Boa Estrela terá aparecido a um pastor ali na Serra e por isso é que é considerada como a protetora de todos os pastores, que enfrentam as condições de clima e solo mais adversas para levar os seus rebanhos a pastar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT