Viagens

Reconhecimento facial e passe digital. ONU quer alterar as regras nos aeroportos

O plano é introduzir uma credencial de viagem digital que prevê o fim dos cartões de embarque e a necessidade de fazer o check-in.
As regras vão mudar.

Os cartões de embarque e a verificação de passaporte nos aeroportos vão deixar de ser necessários. Pelo menos, é esse o plano da ONU, a longo prazo. A Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), agência das Nações Unidas dedicada ao setor, quer alterar drasticamente algumas das regras que existem atualmente nos aeroportos e companhias aéreas, avança o “The Times”.

A grande mudança é a introdução de uma “credencial de viagem digital”, um passe que vai agregar toda a informação relevante do passageiro, como o passaporte, que será acessível através do telemóvel.

O plano, que pode vir a entrar em vigor dentro de três anos, prevê o fim dos cartões de embarque e da necessidade de efetuar o check-in. Com esta alteração, os passageiros só vão precisar de fazer download da tal credencial de viagem para o telemóvel assim que reservarem o voo. Caso existam alterações à reserva, a informação será atualizada automaticamente.

Esta será uma das “maiores alterações dos últimos 50 anos”, segundo Valéria Viale, diretora do departamento de gestão de produto da Amadeu, uma das maiores empresas de tecnologias de viagens do mundo. A novidade surge numa altura em que o setor começa a sentir necessidade de “migrar para sistemas modernos”, com a adoção do sistema de bilhética eletrónica.

A introdução da credencial de viagem digital vai exigir a atualização da infraestrutura existente nos aeroportos para integrar tecnologia de reconhecimento facial e capacidade de ler passaportes num dispositivo móvel. Os aparelhos irão verificar a informação, mas não vão armazená-la para diminuir o risco de violação de dados.

As grandes vantagens deste modelo são as “capacidades melhoradas de triagem através da recolha de informações precisas e fiáveis”, bem como a experiência “mais rápida e conveniente” para os passageiros.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT