Viagens

Resoluções de Ano Novo: viajar mais no topo das prioridades dos portugueses

Inquérito feito para o YouTube indica que fazer mais exercício" e "poupar dinheiro" são outras dos desejos mais populares para 2020.

A cada novo ano, a história repete-se: estimulados pelo espírito do recomeço, tomamos algumas resoluções, fazemos planos, decidimos fazer menos o que não nos traz nada de positivo e procurar aquilo que nos faz feliz. E se o que o faz feliz é viajar, saiba que tem a  companhia da grande maioria dos portugueses.

“Viajar mais” é a principal resolução de ano novo em Portugal, de acordo com um novo estudo realizado pela empresa YouGov para o YouTube, divulgado esta quinta-feira, 9 de janeiro. A pesquisa foi realizada em vários países, mas no universo nacional, 56% dos entrevistados colocaram o aumento do número de viagens no topo das suas prioridades para este ano.

“Fazer mais exercício” (55%) e “poupar dinheiro” (50%), foram outras das escolhas mais populares e que refletem, conclui a plataforma, um crescente interesse dos portugueses em adquirir hábitos mais saudáveis.

Aprender ou melhorar uma competência é outra das resoluções importantes para os portugueses entrevistados, com 31% dos inquiridos a mostrarem interesse em “aprender uma competência profissional” e 21% intenções de “aprenderem um novo hobby”. 

O hábito de estabelecer metas pessoais no início de cada ano está a tornar-se uma tradição, cada vez mais comum em todo o mundo, revelam também os dados da pesquisa. Estes mostram que, em Portugal, 74% dos entrevistados definiram resoluções de Ano Novo no ano passado — e, destes, 74% afirmaram que conseguiram alcançar as metas que delinearam.

Quanto ao papel da tecnologia na concretização de resoluções — como as apps de calorias ou conteúdos de exercícios e receitas — aqueles que já fizeram resoluções de Ano Novo dizem que as redes sociais (30%), YouTube (27%) e as aplicações móveis (26%) são plataformas importantes e que as utilizaram para ajudar a alcançar as suas últimas resoluções.

A pesquisa global incluiu treze países e revelou que, tal como em Portugal, viajar mais é o objetivo número um para adultos em França, Rússia e Itália; enquanto que hábitos saudáveis, como “fazer mais exercício”, chegaram ao primeiro lugar entre adultos no Reino Unido, Alemanha, Espanha, Irlanda e Áustria. “Poupar dinheiro” também é uma das resoluções principais para os adultos na Irlanda, Holanda, Bélgica, África do Sul, Rússia, França e Reino Unido.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT