Viagens

Restrições aéreas prolongadas até 16 de março. Estes países estão na lista negra

Portugal está a desconfinar mas há vários Estados para os quais só são permitidas viagens consideradas essenciais.
Lista vai sendo actualizada.

Este sábado, dia 1 de maio, a generalidade do País avançou para a quarta fase de reabertura, dois dias antes do previsto. A situação em Portugal melhorou nas últimas semanas mas a cautela obriga a manter restrições nas passagens aéreas.

As autoridades prolongaram até ao dia 16 de maio as restrições áreas para uma série de países, devido à pandemia. Há três casos em particular que se destacam por serem países onde já foram identificadas variantes particularmente contagiosas: África do Sul, Brasil e Índia.

A estes países onde a taxa de incidência se  mantido igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes juntam-se ainda Chipre, Croácia, França, Índia, Lituânia, Países Baixos e Suécia. São casos em os passageiros “só podem realizar viagens essenciais e têm de cumprir, após a entrada em Portugal continental, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde”. Além do mais, os passageiros destes países têm de registar os seus dados em travel.sef.pt.

Há uma segunda lista onde se mantém o princípio de viagens essenciais mas onde o isolamento não é obrigatório. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Espanha, Grécia, Itália, Hungria, Letónia, Liechtenstein, Luxemburgo, Polónia, Roménia e Suíça. Nestes países, a taxa de incidência é igual ou superior a 150 casos por cem mil habitantes.

Neste caso, os passageiros, com exceção de crianças até dois anos de idade, têm de apresentar teste negativo à Covid-19 72 horas antes do voo. Saliente-se que as viagens ao estrangeiro podem sempre implicar regras próprias de cada país.

Aproveite para espreitar o mapa interativo de que a NiT já lhe falou e que vai mantendo informações atualizadas sobre restrições.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT