Viagens

Revolução nas viagens: já não vai ter de desligar a Internet durante os voos

A proposta da Comissão Europeia deverá entrar em vigor até junho do próximo ano. Tudo graças à rede 5G.
Adeus, modo voo.

No próximo ano vai entrar em vigor uma nova norma da Comissão Europeia que mudará a forma como viajamos de avião. Isto porque, durante os voos comerciais, será permitido o uso de dispositivos eletrónicos que tenham acesso à rede 5G, acabando com a necessidade de colocarmos todos os aparelho em “modo de voo” antes de partirmos.

Esta é uma prática há muito adotada pelas companhias áreas para se assegurarem que os os telemóveis, por exemplo, não interferem com os sistemas eletrónicos e telecomunicações do avião. “O céu já não é o limite no que toca a possibilidades permitidas pela conetividade super rápida e com elevada capacidade”, explica Thierry Breton, comissário europeu do mercado interno, num documento partilhado no site da Comissão Europeia.

O responsável acrescenta que a rede “5G vai possibilitar serviços inovadores para as pessoas e oportunidades de crescimento para as empresas europeias.”

A utilização dos dados móveis só será possível caso o avião tenha instalado um equipamento de distribuição de rede que liga o fluxo de dados — ou seja, mensagens, chamadas e, claro, uso da Internet — à rede móvel em terra. Segundo Thierry, a Comissão Europeia pretende levar o 5G para carros e autocarros, mas não adianta quando isso será possível.

Quanto às novidades que o vão esperar no próximo voo, estas deverão ser aplicadas até 30 de junho do próximo. Até agora, apenas podia utilizar Internet no avião, mas só em algumas companhias específicas — e tinha sempre de pagar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT