viagens

Richard Branson foi o primeiro turista espacial — a viagem durou 90 minutos

A partida foi atrasada por duas horas, mas o lançamento e a chegada da VSS Unity foi um sucesso.
É o fundador da Virgin.

Pouco depois das 16h40 deste domingo, 11 de julho, hora em Portugal, aterrava no Novo México, nos Estados Unidos da América, o veículo que transportou o primeiro turista espacial, o bilionário e fundador da Virgin Richard Branson. A partida da VSS Unity, da Virgin Galatic, foi atrasada por duas horas, mas a viagem foi um sucesso. Richard está de novo em terra e já abraçou a família.

O lançamento do veículo foi feito pelas 15h30, hora portuguesa. O bilionário seguiu juntamente com uma tripulação. No total a viagem durou 90 minutos. No espaço, Richard Branson teve direito a quatro minutos de gravidade zero fora do respetivo lugar.

O evento foi transmitido em direto na página de YouTube da Virgin Galatic e contou com milhares de visualizações. Desde a partida, ao momento da gravidade zero e até ao regresso foi possível acompanhar todos os detalhes desta viagem ao espaço.

A Virgin Galatic pretende começar a fazer viagens espaciais e esta serviu como um teste, logo com um dos fundadores da empresa. Ao que parece, Richard Branson tentou, e conseguiu mesmo, passar o bilionário Jeff Bezos, da Amazon, que tem agendada uma viagem espacial para 20 de julho com a sua empresa, a Blue Origin.

A VSS Unity atingiu uma altitude ligeiramente superior a 80 quilómetros e chegou assim ao espaço sideral. Já o foguetão New Shepard, da Blue Origin, poderá passar os 100 quilómetros e chegar à que é conhecida como linha de Kármán, tudo para manter aberta esta rivalidade na corrida ao espaço.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT