Viagens

Rossgram: a alternativa russa ao Instagram já lançou a versão de testes

A alternativa russa à rede social do grupo Meta tem outras funcionalidades. Os utilizadores poderão criar angariações de fundos.
Traz algumas novidades.

Desde o início da guerra que o acesso às principais redes sociais, como o Facebook, o Twitter, e o TikTok, está bloqueado na Rússia. O Instagram está igualmente indisponível, mas o país já está a criar a sua própria aplicação de fotografias e vídeos. Chama-se Rossgram e a versão beta já foi disponibilizada a 28 de março a eventuais investidores interessados no projeto. Tal como na futura (nova) IKEA russa, também o layout e logótipo do Rossgram são muito semelhantes aos do Instagram.

As ferramentas disponíveis também são bastante parecidas às da rede social do grupo Meta, mas também inclui opções que não se encontram na app norte-americana, explica a equipa responsável pelo desenvolvimento da alternativa russa ao jornal “The Moscow Times”.

Os criadores do Rossgram destacam a funcionalidade que permite aos utilizadores criarem angariações de fundos e a possibilidade dos criadores de conteúdo publicarem conteúdos premium, sendo apenas acessíveis através de um pagamento.

“O meu colega Kirill Filimonov e o nosso grupo de programadores já estavam prontos para este desenrolar de acontecimentos e decidiram não perder a oportunidade de criar um análogo russo de uma rede social popular apreciada pelos nossos compatriotas”, conta à “Euronews” Alexander Zobov, diretor de relações públicas da Rossgram.

 
Embora ainda não esteja disponível para a população russa, uma versão beta da aplicação foi disponibilizada para possíveis investidores no dia 28 de março, conta o Moscow Times. As ferramentas da nova rede social assemelham-se às do Instagram — a aplicação norte-americana foi bloqueada no dia 14 de março naquele país –, mas este novo modelo russo contará com novas funcionalidades, explica a equipa do Rossgram citada pelo jornal russo.
 
 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT