viagens

Roteiro low cost para ver uma aurora boreal por 349€

No início deste ano, a NiT fez um guia completo com tudo o que precisa de saber para assistir a este fenómeno em 2018, sem gastar muito dinheiro. Agora que vem a melhor época para as ver, atualizamos os preços — e estão ainda melhores.

Sabia que está a ficar cada vez mais difícil apanhar uma aurora boreal?

Não é por acaso que ver uma aurora boreal está na bucket list de tantas pessoas. Lado a lado com uma visita a Machu Picchu, ao Taj Mahal ou fazer um safari. Ver o céu a encher-se de cores é realmente uma experiência única e inesquecível. O fenómeno pode ser tão impressionante que, às 23 horas, pode sentar-se a ler um livro na rua de tão forte que estão as cores no céu.

Só tem um problema: é caro. Muito, muito caro. Certo? Errado. A NiT fez um guia completo com tudo o que precisa de saber para ver uma aurora boreal este ano — mas sem gastar muito dinheiro. Neste roteiro low cost fomos à procura das viagens de avião, alojamento e tours mais baratas, sem nunca descurar na qualidade. Afinal, não é por não ter muito dinheiro que quer acabar num hostel terrível ou numa tour com um guia que não claramente não percebe nada do assunto.

A NiT fez um primeiro guia no início do ano, para se quisesse ir em março. Agora, atualizámos com preços para novembro, a melhor altura para as ver, e os preços são mesmo apetecíveis —  é só arranjar coragem e fazer as malas, vai valer a pena.

Em primeiro lugar, o que é uma aurora boreal?

Nas regiões polares da Terra, há um fenómeno que transforma o céu numa mancha de cores. O verde e o vermelho são as cores mais frequentes, mas também podem ser amarelas, cor de laranja e azuis. Ou uma mistura de todas delas, também acontece. A probabilidade de ver uma aurora boreal é maior nas regiões mais próximas ao Pólo Norte, e resulta do contacto dos ventos solares com o campo magnético do nosso planeta.

O nome aurora boreal foi atribuído por Galileu Galilei: Aurora em homenagem à deusa romana do amanhecer, Boreal em tributo ao seu filho, Bóreas, o deus grego do vento forte.

Qual é o melhor sítio para ver uma aurora boreal

Não existe uma regra, fórmula ou truque de magia que lhe garanta a possibilidade de ver este espetáculo de luzes. Estamos a falar de um fenómeno natural, portanto a imprevisibilidade faz parte da experiência. Ainda assim, escolher o sítio certo e a altura mais apropriada pode ajudar.

Comecemos pelo melhor local. Garante a ciência que quanto mais a norte, melhor: Noruega, Suécia, Islândia, Alasca, Canadá, entre outras, são as regiões onde é possível ver uma aurora boreal, mas a Lapónia, que abrange territórios na Noruega, Suécia, Finlândia e Russa, está no topo dos melhores sítios para assistir a este fenómeno.

Há um local em particular que é frequentemente referida como um dos melhores sítios do mundo para ver uma aurora boreal: Abisko. Esta localidade com apenas 135 habitantes fica no norte da Suécia, bem perto da fronteira com a Noruega. Devido à sua localização, rodeada pelas montanhas de Kiruna e bem a norte do mapa, Abisko pode ser a escolha certa para assistir a este fenómeno.

Então e qual é a melhor altura para ver uma aurora boreal?

O fenómeno acontece 200 noites por ano, embora nem sempre seja visível. Entre o final de setembro e início de abril estão, de acordo com os especialistas, os meses mais apropriados para ver uma aurora boreal.

Podemos ser ainda mais específicos: de outubro a novembro e de fevereiro a março são os melhores períodos. Das 21 às 2 horas tendem ser as melhores horas para ver este fenómeno.

Quanto é que vai gastar para ver uma aurora boreal

Numa viagem como esta há duas coisas que tem de considerar: o bilhete de avião e o alojamento. Comecemos pela viagem. Para chegar a Abisko, tem de apanhar um voo para Estocolmo e de seguida um comboio para a localidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT