Viagens

Sabia que os nomes dos produtos da IKEA são lugares reais na Suécia?

Bolmen não é apenas um banco de WC e um piaçaba — é também um lago incrível imerso na paisagem sueca. Há mais exemplos.
O lago Bolmen.

As informação encontra-se facilmente nas páginas de turismo locais: Bolmen é o décimo maior lago da Suécia, o maior da província histórica da Småland, no sul do país. Se ambas as palavras — Bolmen e Småland — lhe parecem familiares, o motivo é simples: são produtos ou linhas da IKEA, uma das maiores cadeias de móveis e decoração do mundo. E como tantos outros nomes de peças da marca, são lugares reais na Suécia que inspiraram as designações, algo que muito pouca gente sabe.

A pensar nisto e na retoma turística, o Turismo da Suécia (a Visit Sweden) criou uma nova campanha para atrair visitantes. O objetivo? Destacar os destinos que são também nomes de produtos IKEA mas que, na realidade, são lugares incríveis que pode e deve conhecer.

Segundo a “Lonely Planet”, a campanha de turismo criativa espera recuperar alguns desses produtos familiares e conectar os viajantes com aqueles homónimos reais para inspirar uma viagem e explorar o país nórdico. Com o simples exercício de procurar no Google a palavra Järvfjället (uma cadeira de jogos) ou Ektorp (sofá) e Bolmen (um banco infantil e um piaçaba tão barato que é um sucesso mundial), tanto pode encontrar os produtos da marca como os seus lugares reais.

O desafio do Turismo local chama-se “Descubra os Originais”. Neste jogo, a Visit Sweden traça o perfil de 21 lagos, cidades e vilarejos suecos reais dos quais os produtos IKEA receberam seus nomes.

“A Suécia está muito orgulhosa de como a IKEA tornou os nomes emprestados mundialmente famosos” explica Nils Persson, diretor de marketing da Visit Sweden. “Agora queremos, com carinho e brilho nos olhos, mostrar os originais por trás dos nomes dos produtos e convidar o mundo a descobrir toda a Suécia.”

Para enfatizar a leveza da campanha, a Visit Sweden já lançou um vídeo peculiar para a promover, onde uma sueca sublinha a estranheza de um lago tão belo estar associado à imagem de “uma sanita desesperadamente a precisar de ser limpa”.

Carregue na galeria para descobrir alguns dos belos locais que inspiraram os nomes dos produtos da IKEA.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT