Viagens

Esta é a ilha habitada mais pequena do mundo

Fica no Estado de Nova Iorque e é vizinha de outra atração turística: o Castelo de Boldt.

O nome não podia ser mais adequado: “Just Room Enough Island”, à letra, o mais possivel na tradução, a “Ilha do Espaço Suficiente”. Trata-se de um ilhéu, também conhecido como Ilha Hub, localizado no arquipélago das Mil Ilhas no Estado de Nova Iorque, nos EUA.

A ilha é conhecida por ser a menor habitada do mundo, com cerca de 300 metros quadrados. Tem uma casa, uma árvore, arbustos e uma pequena praia, nada mais. 

Há umas semanas, a “Condé Nast Traveller” espanhola dedicou um artigo a este local insólito, explicando que até 1982 o título de menor ilha do mundo era detido pela Bishop’s Rock, no sudoeste do Reino Unido. Neste território britânico “que parece uma rocha no meio do mar”, explica a publicação, existe apenas um farol que ocupa toda a sua extensão, necessário para impedir o embate de navios.

Bishop’s Rock continua a ser mais pequena do que esta “Just Room Enough Island”; mas perdeu o estatuto de ilha habitada mais pequena quando deixou de o ser: ou seja quando nos anos 80 o farol deixou de ser habitado e se tornou automático.

A revista adianta ainda que nova líder desse estatuto fica então em pleno Lago Ontário, sendo uma das quase duas mil ilhas do arquipélago das Mil Ilhas, entre Nova Iorque e Ontario.

A ilha é privada, tendo sido comprada pela família Sizeland na década de 50. Após a compra, esta família rica construiu uma casa, que ainda hoje existe, e ergueu uma árvore, que é alias um dos requisitos para poder ser considerada uma ilha.

Agora a casa é habitada e gerida como atração turística, com vários barcos e cruzeiros a passar por lá todos os anos. Além da curiosidade de própria ilha, ela fica perto do Castelo de Boldt: um castelo abandonado numa das outras ilhas do arquipélago, que foi o sonho inacabado do milionário George Boldt, o CEO do hotel Waldorf-Astoria, que o começou a erguer para a sua mulher que viria a falecer antes da conclusão.

A casa, com outra pintura.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT